A queda de uma aeronave turboélice de pequeno porte na Serra Gaúcha durante a manhã deste domingo (22) causou mais uma tragédia para o Rio Grande do Sul em 2024. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e do governador Eduardo Leite, estima-se que pelo menos 10 pessoas morreram no acidente.
O avião partiu de Canela (RS) e tinha como destino São Paulo, de acordo com a Infraero. Um vídeo de uma câmera de monitoramento registrou o momento exato da queda, às 9h13, na Avenida das Acácias, uma das mais tradicionais do Centro de Gramado (RS).
Segundo informações iniciais, o avião estaria com sua lotação máxima, sendo nove passageiros e mais dois tripulantes. Pelas condições do acidente e a forma que a aeronave foi destruída, as autoridades não trabalham com sobreviventes da queda, mas ainda não houve confirmação oficial, nem identificações.
Eduardo Leite já está no local e atendeu a imprensa junto a outras autoridades, que forneceram mais informações. “Primeiro lugar lamentar essa notícia próximo ao Natal. Estou acompanhando aqui o local, que já está devidamente isolado pelas nossas forças de segurança. O cenário que observamos é que não deve haver sobreviventes dos passageiros e tripulantes”, disse o governador do Rio Grande do Sul.
De acordo com as autoridades, pelo menos 14 pessoas ficaram feridas nos arredores e foram encaminhadas para o hospital local. Duas delas em estado grave por queimaduras. O restante das vítimas teria sido afetada pela inalação da fumaça após o incêndio que atingiu o local.
A área do acidente ficará totalmente isolada ao longo do dia e maquinários pesados foram solicitados. Isto porque, neste momento, a fuselagem do avião estaria dentro de uma loja, que está com a estrutura completamente comprometida.
O prédio precisa ser estabilizado para que as forças de segurança cheguem até os destroços e possam identificar possíveis corpos no local. A Polícia Civil está encarregada de fazer os levantamentos das vítimas através de imagens do aeroporto e lista de passageiros.
As condições sobre a queda do avião serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
Uma nota oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul confirmou que o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. O incêndio após a queda teria atingido uma pousada ao lado da queda.
Câmera de segurança de um supermercado próximo registrou o momento da queda. Assista abaixo:
No X, Leite informou, no fim da manhã, que estava a caminho de Gramado. “Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender à ocorrência”, disse.
“No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender às vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, disse.
Equipes de Canoas (RS) do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionadas para acompanhar as investigações e apurar as causas da queda.
A Brigada Militar isolou o local, onde as forças de segurança ainda realizam o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.
“Está saindo fumaça. Tem cheiro muito forte de querosene”, afirmou uma mulher que estava perto do local do acidente. Ela confirmou que a aeronave atingiu um hotel no centro da cidade.
De acordo com a testemunha, a queda causou uma onda de choque tão intensa que quebrou os vidros de prédios nos arredores. “O choque da explosão foi tão forte que até os vidros da Localiza explodiram”, contou. “Foi muito forte a onda de choque”, comentou.