A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), em parceria com a Escola do Legislativo, está promovendo um Curso de Formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) direcionado para servidores do município.
A Libras é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil e é essencial para a comunicação com pessoas surdas ou com deficiência auditiva. “O curso é uma oportunidade para que os servidores públicos possam aprender a linguagem de sinais e, assim, melhorar a comunicação com os cidadãos com essa deficiência”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Alexey Oliveira.
A inclusão social é um compromisso da Prefeitura, e esse curso é o primeiro de muitos de uma iniciativa importante para garantir que os servidores públicos estejam preparados para atender a todos os cidadãos, aprimorando suas habilidades e conhecimentos para oferecer um serviço de qualidade e inclusivo.
A Libras foi instituída no país pela Lei 10.436/2002, e segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no país cerca de 5,7% da população é surda e, parte dela, usa a Libras como auxílio para a comunicação.
De acordo com os dados, esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada. Segundo o último censo do IBGE, Porto Velho tem 8 mil surdos ou com deficiência.
O curso terá uma carga horária de 20 horas e ocorrerá do dia 8 a 12 de maio, das 8h às 12h, na sala 2 da Escola do Legislativo de Rondônia, localizado na rua Major Amarante nº 390, Olaria. Para saber sobre esse e outros novos cursos, o telefone disponível é o Whatsapp: (69) 98473-1916.
Texto: Rando Silva
Foto: Semad
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)