Os cinco candidatos ao governo de Rondônia participaram na noite desta terça-feira (27), na Rede Amazônica, do último debate da disputa eleitoral do 1° turno. Durante 2h os candidatos apresentaram suas propostas para várias áreas, como segurança pública, saúde, educação, turismo, entre outras.
Estiveram presentes nos estúdios da emissora, em Porto Velho, os postulantes Coronel Marcos Rocha (União Brasil), Daniel Pereira (Solidariedade), Léo Moraes (Podemos), Marcos Rogério (PL) e Pimenta de Rondônia (PSOL). O programa foi mediado pelo jornalista Júlio Mosquéra, da TV Globo.
Foram convidados para participar do debate os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
O debate foi dividido em cinco blocos:
- Primeiro bloco: candidatos perguntaram entre si com temas livres;
- Segundo bloco: perguntas entre candidatos com temas determinados;
- Terceiro bloco: perguntas com temas livres;
- Quarto bloco: temas determinados;
- Quinto bloco: considerações finais.
Ao final, cada um teve oportunidade de fazer as considerações finais (veja em ordem alfabética).
Coronel Marcos Rocha: “Primeiro eu quero agradecer a Deus a oportunidade de estar aqui. Aqui a gente consegue conhecer e entender cada um dos candidatos, cada uma de suas propostas, seus ideais, aquilo até o que tem dentro de seus corações (eu já havia falado isso). Quero agradecer aqui a organização da Rede Amazônica, de todos vocês que trabalharam aqui nesse programa tão importante pra sociedade. E eu quero falar com você, rondoniense, você que vive aqui. Todos nós, aqueles que nasceram ou vieram pra Rondônia, vieram por uma situação só: esperança. Aqueles que permanecem aqui é por esperança. Nós não podemos trabalhar contra isso. E é justamente pela esperança, aquela mesma que Jesus Cristo deixou pra nós, que nós precisamos seguir em frente. Vamos juntos, com coerência, com respeito, dignidade, com honestidade trabalhar com a Rondônia que nós sempre sonhamos. A Rondônia que nós amamos, que é a Rondônia quando Rondon chegou aqui e deixou a linha telegráfica. Que Deus nos abençoe e nos proteja e dê a você sabedoria e discernimento para poder escolher o melhor pro seu estado. Peço voto pra Bolsonaro, Coronel Marcos Rocha 44 e Mariana Carvalho, n° 100”.
Daniel Pereira: “Quero nesse momento me dirigir ao povo de Rondônia, agradecer por tudo que já tivemos e me colocar à disposição para ser o governador do Lula aqui no estado de Rondônia nos próximos quatro anos. O Brasil não se divide entre socialistas e comunistas, o Brasil às vezes tem os oportunistas hora de um lado hora do outro, dependendo da maré. Eu garanto para os senhores que nós não estamos aqui simplesmente discutindo as nossas candidaturas. Estivemos aqui a disputa pelo imbrochável, um governo que não gosta de gente, não gosta de negros, que não gosta de LGBT, enfim, que não protege a vida. Então eu quero pedir o apoio dos senhores, das senhoras. Eu sou o candidato do Lula, tenho uma militância de mais de 20 anos que eu militei no Partido dos Trabalhadores. Hoje a Fátima Cleide tá aqui comigo, a ex-senadora do Partido dos Trabalhadores, Vinicius Raduan que foi candidato a governador na última eleição está comigo também. Então peço o apoio dos senhores, das senhoras para que a gente possa recuperar todos os recursos que esse estado perdeu, mas que a gente possa construir uma política harmoniosa, que o país neste momento já tomou sua decisão para a presidência da república. O nosso povo já está elegendo no primeiro turno o presidente Lula para presidente. Então venho aqui pedir o seu voto para mim, Daniel Pereira e o Anselmo 77, e Lula presidente. Vamos juntos”.
Léo Moraes: “Agradeço muito a oportunidade, agradeço a Deus, agradeço a minha família, a minha pequena Maitê que ressignificou a minha vida, a minha neném de 9 meses. Agradeço a todas as pessoas. E vocês viram que infelizmente mais uma vez fugiram de mim no debate. Um atacou a minha família, a honra da minha família, meu pai que não está mais aqui e o outro do mesmo jeito trazendo inverdades de formas levianas. Aliás, nada mais são do que duas faces da mesma moeda. É como diz Mateus 23:27 ‘vós sois como sepulcros caiados, por fora são belos e parecem até justos, mas por dentro são tomados de hipocrisia, são tomados de injustiça’. Nós queremos governar Rondônia para vocês me preparei para isso, sempre economizei dinheiro público, sempre dei satisfação, sempre estive contra os abusos, como os da Energisa que assalta nossa população a luz do dia, que comete crime. O meu lado é o lado do povo, é o lado da sociedade e nós vamos aplicar boas políticas porque o que não falta é recurso, tem muito dinheiro, não tem entrega por conta da incompetência e da corrupção. Me conheçam, peçam votos, vão ao WhatsApp, conversem com a população porque eu sou o único que posso transformar a história de Rondônia, me preparei para isso, gosto de gente, amo o nosso estado de Rondônia e eu preciso mais do que nunca de vocês. O meu número é 19, Léo Moraes, Rondônia tem pressa. Vamos ‘simbora’ meus amigos, vamos com Deus. Tamo junto.”
Marcos Rogério: “Primeiro meus parabéns à Rede Amazônica pela promoção deste debate e cumprimento os candidatos que aqui compareceram. E fica aqui minha gratidão a Deus, pela vida, aos rondonienses que estão nos acompanhando. Rondônia já me agraciou muito com os mandatos que recebi. Fui vereador, fui deputado federal por dois mandatos, Senador da República (o mais votado nas últimas eleições), e agora candidato a governador desse estado onde eu nasci, e deu oportunidade a um filho de agricultor, de uma mãe merendeira, de Senador. Agora eu quero ser governador, pra cuidar da nossa gente, cuidar da nossa gente, cuidar da saúde, devolver dignidade às pessoas, tirar da fila do hospital, da fila do sofrimento. Fazer esse estado voltar a ser um canteiro de obras, conectando regiões com asfalto bom, com um programa para agricultura, pro pequeno produtor. Da porteira pra dentro, hora máquina, calcário, semente, assistência técnica, segurança pública de verdade. Quem me viu enfrentando aquela CPI de gigantes sabe que eu não tenho medo de cara feia, que eu não tenho medo de ameaças. Eu chamo pra mim e enfrento. Ao lado do nosso presidente Bolsonaro, que lidera e vai ser reeleito novamente, nós queremos estar aqui em Rondônia, na trincheira, defendendo os rondonienses e trabalhando para que o estado seja um estado cada vez melhor. Bolsonaro presente 22, Marcos Rogério 22 e Bagatolli 222. Obrigado”.
Pimenta de Rondônia: “Eleitor agora chegou a hora de você decidir o seu voto, eu Pimenta de Rondônia, assim como a ex-senadora Fátima Cleide dizia: ‘Pimenta, você é igual ao presidente Lula, um homem que não tem medo que tá nos braços do povo’. Assim como a deputada federal e presidente do PT Gleisi Hoffmann, me pediu na eleição que o Lula foi eleito: ‘Pimenta dê o palanque para eles’. E agora ela me liga de novo e diz: ‘Pimenta, todos que quiserem ser do Lula que sejam bem-vindos’. Mas eu agora quero falar com você que é pobre. Eu aqui me chamam que sou pobre, que sou isso e aquilo, que nunca ganhei uma eleição. Eu nunca tive oportunidade, é que nem você que não tem oportunidade na Saúde, que não tem oportunidade no emprego, eu estou te pedindo agora essa oportunidade. Você votando em mim para governador irei honrar, por exemplo, todos aqui já tiveram mandato, ou tem, já tiveram suas oportunidades. Eu posso ser pobre, mas eu tenho uma coisa que muitos não tem: é a minha ficha que é limpa. Das oito eleições que disputei, nunca a Justiça Eleitoral e nem a Polícia Federal passou na minha casa. Mas quero agradecer a Deus e aqui me solidarizar com as 7 mil vidas ceifadas pelo Covid. Eu preciso do seu voto para ser o governador de Rondônia e aí estarei alinhado com o presidente Lula e ele sabe. Assim como o Alckmin que aqui chegou e me abraçou e por várias vezes disse ‘o voto para o Pimenta 50’. Eleitores de Rondônia, o Pimenta de Rondônia para governador, a Michele Tolentino uma mãe de família, mulher, porque comigo mulher tá do lado. Pimenta governador 50 e Lula 13 presidente”.