Confira os cenários do segundo turno na disputa para governador em cada Estado
Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Tocantins e Distrito Federal terão novo pleito para o Executivo estadual; 2026 tem recorde de governadores.
Os eleitores do Acre vão às urnas no próximo domingo, 25, para escolher entre a atual governadora Mailza Assis (PP), candidata à reeleição, e o senador Alan Rick (Republicanos) para o comando do Estado. Ambos são apoiadores do senador Flávio Bolsonaro (PL) na disputa presidencial.
De acordo com pesquisa Quaest divulgada no último dia 13, o favoritismo é de Mailza, que recebeu 49% das intenções de votos, enquanto Alan Rick teve 32%.

Candidatos a Governador do Acre: Mailza Assis (PP) e Alan Rick (Republicanos). Foto: Felipe Freire/Secom e Michel Jesus/Agência Câmara
Mailza Assis foi senadora e assumiu o governo em abril
A atual governadora do Estado, Mailza Assis, do Partido Progressistas, assumiu o governo em abril de 2026, depois que Gladson Cameli deixou o cargo para disputar uma cadeira no Senado, para a qual não foi eleito.
Antes de assumir o governo do Acre, Mailza também já foi secretária municipal de Administração em Senador Guiomard, e primeira suplente de senadora na chapa de Gladson Camelí em 2014. Em 2018, foi eleita como senadora pelo Acre, e assumiu o cargo em 2019, local o qual permaneceu por quatro anos.
Durante seu mandato, também presidiu o diretório estadual do Progressistas e liderou a bancada do partido na Casa.
Em 2022, Assis foi escolhida por Camelí para compor a chapa à reeleição ao governo estadual. Na ocasião, venceram o candidato Jorge Viana (PT) ainda no primeiro turno
Na disputa deste ano, Mailza encerrou o primeiro turno das eleições com 49,76% dos votos, cerca de 218.760 votantes, contra 32,27% do seu adversário, Alan Rick.
A governadora diz que, caso eleita, busca dar continuidade às ações da gestão atual, com foco na ampliação dos serviços de saúde, redução das filas de consultas e cirurgias, além de melhorias na educação e segurança pública.
Alan Rick é senador e foi apresentador de TV
O senador Alan Rick, do partido Republicanos, disputa seu primeiro mandato ao governo do Acre durante as eleições deste ano. Além de senador, Rick se apresenta como jornalista, administrador de empresas e possui pós-graduação em jornalismo político. Antes de ingressar na política, trabalhou na área da comunicação, atuando como apresentador de rádio e televisão.
Eleito senador pelo Acre em 2022 com 154.312 votos, ele já cumpriu dois outros mandatos na Câmara dos Deputados.
O seu primeiro mandato foi em 2014 como deputado federal, cargo o qual foi reeleito em 2018, e permaneceu no cargo até 2022 — quando foi para o Senado.
Durante sua trajetória política, apresentou propostas e defendeu pautas que geraram debates, como o projeto de lei sobre educação domiciliar (PL 10.185/2018), que buscava permitir que famílias assumissem a educação básica dos filhos em casa. A proposta foi arquivada em 2019.
Caso eleito governador, Rick diz que irá focar no desenvolvimento econômico, fortalecimento da agricultura familiar, melhoria das estradas e do saneamento e a ampliação dos serviços públicos.
Resultado do 1º turno e a disputa pelo o 2º
O primeiro turno das eleições para governador do Acre foi marcado por troca de ataque sobre temas relacionados a saúde e educação entre os quatro candidatos mais votados do estado: Mailza Assis, Alan Rick, Thor Dantas (PSB) e Tião Bocalom (PSDB).
Durante campanha eleitoral, Mailza Assis declarou o seu apoio ao candidato à Presidência Flávio Bolsonaro em um vídeo publicado em suas redes sociais, no qual destaca a votação recebida por ele no Estado. Foram 302.807 votos no senador — que representa 64,56% dos votos do Acre —, contra 134.770 votos recebidos por Lula (28,73%). Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja também:
Durante a conversa, Mailza ainda afirma: “Independentemente de qualquer coisa, o Acre é Bolsonaro e Flávio. E desde o início declaramos apoio a você”, declarou.
Mailza Assis concorre pela coligação Avança Acre (PDT, MDB, PL, Democrata, Federação União Progressista – União/PP), que demostra apoio a Flávio.
O candidato do Republicanos, Alan Rick, — que faz parte da coligação Trabalho da Esperança (Republicanos, Novo, PSD e Avante) — também mostrou sua posição favorável ao candidado do PL à Presidência. A manifestação ocorreu após o Republicanos anunciar oficialmente apoio a Flávio no dia 7 de outubro, três dias após o primeiro turno.
Em vídeo divulgado pela assessoria, Alan aparece ao lado do senador e de lideranças do Republicanos, e afirma que pretende trabalhar pela campanha de Flávio no Acre.
Pesquisas eleitorais para o 2º turno
De acordo com o levantamento feito pela Quaest, divulgado na última terça-feira, 13, a candidata Mailza Assis apresenta 49% das intenções de voto, enquanto Alan Rick está com 32%. Os votos brancos e nulos representam 9%, enquanto os que não sabem são 10%.
A Quaest ouviu 1.098 pessoas de 16 anos ou mais no Acre entre os dias 9 e 12 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número AC-05379/2026.
A próxima pesquisa eleitoral sobre o 2º turno das eleições a governador no Acre será divulgada no sábado, 24, um dia antes da votação, pelo instituto AtlasIntel, sob registro AC-05379/2026.



