Hora 1 Rondonia
segunda-feira, 7 set 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • morto
  • Tiros
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Super El Niño será ‘muito forte’ nos meses de setembro, outubro e novembro; entenda os efeitos
Geral

Super El Niño será ‘muito forte’ nos meses de setembro, outubro e novembro; entenda os efeitos

Last updated: 7 de setembro de 2026 3:07 pm
By
hora1rondonia
Share
2 Min Read
SHARE

Temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o país ao longo deste trimestre

O “Super” El Niño tem 90% de chance de ser “muito forte” nos próximos três meses no Brasil, segundo as previsões mais recentes da CPC/NOAA, agência meteorológica norte-americana.

Entre setembro, outubro e novembro as temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o país. Mas, massas de ar frio podem derrubar as temperaturas de forma brusca durante o mês de setembro.

Os pesquisadores alertam que eventos de El Niño mais intensos não significam automaticamente impactos mais severos, mas aumentam a probabilidade de que eles ocorram.

Segundo o boletim meteorológico, a região sul, especialmente o Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul devem receber volumes de chuva acima da média histórica.

Já as regiões Norte e Nordeste devem ter um trimestre mais seco. O centro do país e o sudeste, em atenção o Mato Grosso, Tocantins, norte de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, também têm maior probabilidade de chuva abaixo do normal.

A combinação de calor e estiagem prolongada nas regiões central e norte do país preocupa os meteorologistas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para o potencial de propagação de queimadas, especialmente se o início da estação de chuva atrasar, o que é esperado.

No Pantanal e na Amazônia Legal e no Pantanal o período entre setembro e novembro é normalmente marcado pela transição da seca para o período chuvoso. Mas, a atuação do El Niño deve mudar o cenário.

A previsão é de chuvas abaixo da média no Amapá, em Roraima, no Pará, no Maranhão, no Amazonas, no Acre, no norte do Mato Grosso e nas porções norte e central de Tocantins e Rondônia.

Além da pouca precipitação, os meteorologistas projetam temperaturas acima da média em toda a região.

Essas condições devem manter o solo mais seco e a vegetação mais suscetível ao fogo por mais tempo do que o habitual.

TAGGED:Aquecimento globalCLIMAdestaqueEL NIÑO
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article OAB nacional pede rigor do STF e regionais defendem afastamento de Moraes
Next Article Robôs humanoides chineses são preparados para missões de guerra
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 2026995 views
  • FINAL DAS BUSCAS: Após dias de angústia, corpo de “Gordinho da Revoada” é encontrado e Polícia intensifica investigação sobre execução

    1 de junho de 2026533 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026317 views
  • ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

    31 de maio de 2026259 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026249 views
Related News
Esporte

Cerimônia abre PVH Cup e reúne jovens talentos do futebol em Porto Velho

Geral

CadÚnico no Seu Bairro amplia atendimento para moradores do Residencial Cristal da Calama e região

Geral

Botoeiras ajudam pedestres a atravessar vias com mais segurança

Geral

Um mapa na palma da mão, GeoPortal ajuda moradores a encontrar serviços públicos

Justiça

Eleição não depende só do TSE, diz Mendonça ao citar influência de igrejas

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • Interior
  • RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • Eleições 2026
  • morto
  • Tiros
  • ELEIÇÃO 2026
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Eleições 2026
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46