Entretanto, como medida preventiva, a Defesa Civil realiza monitoramento contínuo do nível do rio, vistorias constantes em áreas urbanas e rurais para identificar possíveis pontos de risco, além do acompanhamento das condições meteorológicas e das comunidades mais afetadas.
“Recomendamos que ribeirinhos e navegantes tenham atenção aos bancos de areia e pedrais comuns neste período, que podem causar encalhes de embarcações ou até acidentes”, alerta o titular da SMDC, Marcos Berti.
Pescadores também devem evitar falsos barrancos nas margens do rio. Eles são formados por sedimentos recentes e podem desmoronar durante as chuvas.
Outra recomendação é que os proprietários e condutores de embarcações precisam redobrar a atenção durante a navegação, especialmente em áreas rasas e com correnteza forte.
“Por precaução, todos os ocupantes das embarcações precisam sempre utilizar equipamentos de segurança, como colete salva-vidas, por exemplo, e evitar a navegação noturna em trechos desconhecidos”, acrescenta Berti.
Qualquer anormalidade deve ser comunicada imediatamente à Defesa Civil Municipal por meio do número de emergência 199 ou pelo (69) 98473-2112.
Texto: Augusto Soares
Foto: Secom
Secretaria Municipal de Educação (Secom)
(1).jpeg)