Dois vigilantes que faziam plantão nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Porto Velho (RO), foram detidos pela Polícia Militar no final da noite de quarta-feira (05), após uma ocorrência que envolveu abandono de posto de serviço, consumo de bebida alcoólica e ameaça com arma de fogo.
De acordo com informações da PM, um dos vigilantes, de 46 anos, teria deixado o local de trabalho utilizando o carro da empresa, um Fiat Uno, além de portar um revólver e um colete balístico. O objetivo, segundo relatos, seria ir até a residência da ex-esposa, de 44 anos, localizada na capital. Ainda conforme os policiais, o homem estaria ingerindo bebidas alcoólicas mesmo durante o expediente.
Ao chegar ao endereço da ex-companheira, o vigilante não a encontrou, mas acabou discutindo com familiares dela. Em determinado momento, ele teria apontado a arma de fogo em direção às pessoas presentes, fugindo em seguida ao perceber que a Polícia Militar havia sido acionada.
As equipes então seguiram para o prédio do Detran, onde o acusado deveria estar de serviço. No entanto, ao tentar entrar no local, os policiais foram impedidos pelo outro vigilante, colega de plantão, que alegou só cumprir ordens da Polícia Federal. Diante da resistência, os agentes precisaram cortar o cadeado do portão para ter acesso ao interior do órgão.
Mesmo após entrarem, foi necessário um processo de negociação para que ambos os vigilantes se rendessem e entregassem as armas. Durante a ação, os policiais encontraram várias latas de cerveja tanto no interior do posto de vigilância quanto dentro do carro da empresa, reforçando as suspeitas de que os homens haviam consumido álcool durante o serviço.
A dupla foi conduzida ao Departamento de Flagrantes (Deflag) da Polícia Civil, onde prestou depoimento e ficou à disposição da Justiça. A direção do Detran deverá ser comunicada para adoção das medidas administrativas cabíveis.