O podcast ‘Comunicação é Tudo’ com a jornalista, Vera Lucia Rodrigues, contou com a presença do publicitário, Vinicius Taddone, fundador da VTaddone, agência de marketing digital. O bate-papo, com vários insights para a audiência do programa, abordou a necessidade do marketing digital se unir à assessoria de imprensa para consolidar executivos como porta-vozes na mídia. Assim podem mostrar seus conhecimentos em sua área e inserir na imprensa a empresa onde atuam.
Profissional multifacetado, Taddone também une sua paixão por tecnologia e inovação ao trabalhar como diretor de marketing na Marketervalley, onde também desenvolve estratégias inovadoras para empresas nos Estados Unidos. Entusiasta de viagens, ele ainda compartilha suas aventuras no perfil @publicitarioviajante no Instagram, inspirando profissionais a explorar o mundo. Seu lema pessoal “levar a agência na mochila”. Também comanda a Publicidade LifeStyle, uma loja de produtos criativos que alia estilo e funcionalidade ao universo da publicidade.
Para Vinicius Taddone, a parceria entre a assessoria de imprensa e o marketing digital é essencial para impulsionar a imagem de um executivo ou empresa. O empresário destacou um exemplo claro: “Há um aumento significativo na procura por um visto específico por profissionais, que desejam se mudar para os Estados Unidos, e apresentem grande autoridade no seu trabalho. Um dos critérios para obter esse visto é o reconhecimento midiático. Neste caso, são avaliados, por exemplo, a divulgação dos seus feitos em veículos relevantes e o quanto ele é valorizado pela mídia especializada. Apenas neste exemplo, já fica evidente a importância da assessoria de imprensa na construção de uma imagem forte para profissionais de qualquer segmento e do marketing digital em explorar tudo isso”, revelou o convidado.
Taddone também enfatizou que a visibilidade atrelada à empresa é de suma importância. “Pense em quantos gerentes e executivos podem se beneficiar do trabalho de uma assessoria de imprensa para evidenciar suas habilidades extraordinárias, destacar projetos de sucesso e celebrar as conquistas e prêmios obtidos, reforçando sua posição no mercado”, complementou.
Na sua entrevista, o entrevistado desafiou a todos para pesquisar o próprio nome no Google para entender como estão sendo vistos pela opinião pública, assim como a marca ou empresa que representam. “Coloque o nome da sua empresa no Google e veja como está posicionada no mercado e tendências de negócios”, sugeriu. “Nesse processo de pesquisa, ao escrever seu nome naquele motor de busca, verifique as matérias relevantes que surgem e poderiam conferir maior autoridade e reconhecimento ao perfil pessoal, destacando as respectivas ações”, prosseguiu.
O entrevistado enfatizou que o conteúdo é uma peça-chave para construir uma boa imagem e destacou a importância de reparti-lo estrategicamente em diferentes frentes de negócios e meios de comunicação. Também observou o papel fundamental da assessoria de imprensa. “Há uma poderosa sinergia entre a força do marketing digital, amplamente democratizado pelas redes sociais, e os meios de comunicação tradicionais, que continuam essenciais para fortalecer a imagem de profissionais e empresas”, analisou.
Durante o podcast, Taddone ainda abordou temas como tendências do marketing para 2025, o papel do social media, ferramentas de gestão, otimização de processos e o impacto da inteligência artificial no marketing digital. A IA é uma área que o convidado do podcast tem grande interesse e tem dispendido muita pesquisa pessoal e estudos.
Por seu lado, a apresentadora do programa, Vera Lucia Rodrigues, sócia fundadora da Vervi Assessoria, empresa, de acordo com ela, especializada em transformar pessoas, empresas, associações de classe em notícia, comentou: “Muita gente não tem clareza em relação onde começa o marketing digital e termina a assessoria de imprensa. O importante, porém, é deixar claro que não são concorrentes, nem possuem práticas que se excluem. O trabalho do marketing digital junto à assessoria de imprensa é um jogo de ganha-ganha. São estratégias complementares e vale a pena reforçar o debate sobre isso”, ressaltou.
A podcaster destacou também que a união entre a assessoria de imprensa e as mídias sociais hoje em dia é essencial para a construção da imagem de um empresário ou empresa. “Quando o conteúdo é amplamente divulgado nas redes sociais e reforçado por uma abordagem sólida na imprensa, os dois esforços se complementam, gerando resultados ainda mais expressivos. No final, o maior beneficiado é sempre o cliente, que ganha visibilidade e credibilidade no mercado”, argumentou.
O episódio do podcast com Vinicius Taddone já está disponível no Youtube, no canal da Vera Lúcia Rodrigues: @VeraRodrigues ou nos streamings de música, Spotify e Deezer no podcast Comunicação é Tudo. Assista o episódio completo: https://www.youtube.com/watch?
Voltado para a área de assessoria de imprensa, o podcast recebe executivos de vários setores e especialistas em comunicação e marketing todas às quintas-feiras, às 19 horas.