O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) segue com o transporte das urnas eletrônicas para garantir a votação nas Eleições Municipais de 2024. As forças de segurança pública do estado estão apoiando o processo, ajudando a levar as urnas para áreas de difícil acesso, como as comunidades indígenas e quilombolas.
Um helicóptero da Gerência de Aviação Aérea do Estado de Rondônia (Gave) foi enviado para a aldeia indígena Rio Negro Ocaia, que conta com duas seções eleitorais e 616 eleitores.
No transporte, estavam auxiliares da Justiça Eleitoral e policiais militares, responsáveis por garantir a segurança da votação. Após a entrega em Rio Negro Ocaia, o helicóptero seguiu para a comunidade de Santo André, onde há mais 487 eleitores, também com duas seções eleitorais.
A aeronave do Grupamento de Operações Aéreas – GOA também decolou de Costa Marques para levar auxiliares e as urnas eletrônicas que serão utilizadas na seção
Na capital, a distribuição terrestre das urnas e materiais para os locais de votação dos distritos continuará até sábado, assegurando que todas as seções eleitorais estejam preparadas para o domingo de eleição (6/10).
Essa logística é essencial para garantir que todos as eleitoras e eleitores, inclusive aqueles que vivem em áreas de difícil acesso, possam exercer plenamente seu direito ao voto.
Eleitorado indígena de Rondônia
Segundo o Cadastro Nacional de Eleitores, Rondônia conta com 5.349 pessoas autodeclaradas indígenas aptas a votar. Esse contingente representa um importante grupo dentro do cenário eleitoral do estado, reforçando a diversidade cultural e a inclusão de todas as comunidades no processo democrático.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO