Na manhã desta quinta-feira (25), a Escola Estadual Luiz Felipe, localizada em Sobral, no interior do Ceará, foi palco de um episódio que abalou profundamente alunos, professores e familiares. Durante o intervalo das aulas, dois estudantes Vitor Guilherme, conhecido como VG, e Cláudio perderam a vida, e outros três ficaram feridos após uma ação violenta ocorrida nas proximidades da instituição.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, os autores dos disparos estavam do lado de fora da escola, na calçada, e atingiram os jovens que se encontravam no estacionamento. Equipes policiais foram rapidamente mobilizadas, e o governador Elmano de Freitas determinou o envio da cúpula da Segurança para Sobral, com o objetivo de intensificar as investigações.
“Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel”, declarou o governador. Os estudantes feridos foram encaminhados a uma unidade de saúde por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde deles.
O clima na escola é de consternação. Muitos alunos foram liberados das atividades nesta quinta-feira, e há relatos de apreensão quanto ao retorno às aulas. “Não dá nem mais ânimo, assim, de vir, porque a gente vai estar correndo risco, né?”, comentou um estudante.
Na véspera, outro episódio envolvendo violência foi registrado nas proximidades de uma escola pública no Bairro Sumaré, também em Sobral. As autoridades ainda investigam se há relação entre os dois casos. A comunidade escolar e os moradores da cidade seguem em busca de respostas e de medidas que tragam mais segurança e tranquilidade para os jovens e suas famílias.