Pedidos de vista do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspenderam o julgamento de uma série de recursos contra decisões do ministro Alexandre de Moraes em inquéritos que miram o presidente Jair Bolsonaro e apoiadores.
Foram 20 pedidos de vista de Mendonça em recursos ao inquérito das fake news (Inq 4781), o inquérito sobre vazamento de dados sigilosos de investigação da Polícia Federal sobre as urnas (Inq 4878), o inquérito sobre atos antidemocráticos no 7 de setembro do ano passado (Inq 4879) e na investigação sobre declarações de Bolsonaro que associaram a vacina contra a Covid-19 à Aids (Inq 4888).
Antes de assumir a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 16 de agosto, Moraes buscava com o julgamento dos recursos mostrar que tinha o apoio do tribunal na condução das investigações.
Na prática, não há prazo para os julgamentos serem retomados. A devolução da vista retomará o julgamento no plenário virtual do STF, onde a análise dos casos foi iniciada nesta sexta-feira (12/8) e os ministros teriam até 19/8 para apresentar seus votos no sistema.
FONTE: JOTA