A solenidade do “Dia do Soldado” foi comemorada no dia 25 de agosto, e reuniu as corporações da Polícia Militar de Rondônia – PMRO e do Corpo de Bombeiros Militar – CBMRO nesta quinta-feira. O evento aconteceu no quartel do Comando Geral da PMRO, em Porto Velho.
Além de cultuar a data comemorativa, o objetivo da solenidade foi promover 73 oficiais, condecorar autoridades civis e militares, além de homenagear os demais integrantes. Também houve homenagens para policiais falecidos, em cumprimento ao dever de proteger a sociedade rondoniense.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha participou das comemorações e considerou a importância da união das corporações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, desde a separação que aconteceu no ano de 1998 no Estado. “É uma homenagem muito importante para as duas corporações, pois presenciamos a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar unidos, em uma mesma solenidade. Isso mostra a força que temos, pois dispomos de soldados dos quais honram os lemas e, prestam com excelência os serviços para nossa população”.
O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia – PMRO, coronel PM James Alves Padilha, destacou em seu discurso durante a ordem do dia, que durante a pandemia, o soldado provou o seu valor, ampliando sua atuação na prestação de serviço para o bem da população, indo para a frente de batalha nas ações de combate à covid-19.
“Estamos presentes em todos os rincões, isolados ou conjuntamente, carregando os lemas “servindo e protegendo”, e “vidas alheias e riquezas salvar”, para que nós militares, sigamos o exemplo de Caxias, para pacificarmos as ruas de nossos bairros, distritos, das cidades e do nosso Estado, proporcionando sensação de segurança e atendendo às necessidades de combate a incêndio e de defesa civil”, disse James Padilha.
O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, destacou os vários feitos pelo Governo de Rondônia para a instituição, como os cursos de capacitações, construção de quartéis, o reajuste salarial, e durante a pandemia; as várias operações de fiscalização, realizadas em Porto Velho e no interior do Estado.
PROMOÇÕES E CONDECORAÇÕES
Durante a solenidade, aconteceram promoções de 30 majores a tenente-coronel da Polícia Militar de Rondônia; sete tenentes a capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, além da promoção de um segundo-sargento a primeiro-sargento do CBMRO.
Também aconteceram as condecorações de 12 medalhas do Mérito Imperador Dom Pedro II, concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia; como prova de reconhecimento pelos notáveis serviços prestados à corporação; oito medalhas “Amigo do Bombeiro” e quatro do mérito “Esron de Menezes”, para o CBMRO. Na Polícia Militar de Rondônia – PMRO, foi concedida a medalha de “Honra ao Mérito Cultural” a policiais militares que obtiveram as primeiras colocações em cursos da corporação e por autoria de trabalho técnico-profissional.
O gestor da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, também ressaltou a união entre as duas forças de segurança do Estado durante a solenidade. “Depois de muitos anos, estamos vendo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar juntos em uma só solenidade, marcando assim, a história das duas corporações. Temos soldados que prestam serviços com eficiência para o povo e parabenizo a todos os homenageados com medalhas e as condecorações”.