O projeto Apadrinhando Uma História, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, realizou, no último sábado (1º), um almoço de integração entre crianças e adolescentes, servidores, padrinhos e madrinhas, na unidade de acolhimento Lar do Bebê.
“Esse almoço de integração promove o fortalecimento do projeto, oportuniza discussões e debates sobre os objetivos do projeto, assim como promove o que é o objetivo, integração com todos os que estão envolvidos com essa ação de assistência social”, disse a secretária Lucília Muniz de Queiroz.
“Também aproveitamos a oportunidade para celebrar o aniversário de 8 anos de uma criança acolhida. Parabéns a todos que, direta ou indiretamente, ajudaram a promover essa programação”, disse o gerente do Lar do Bebê, João Antônio.
O PROJETO
O apadrinhamento de crianças e adolescentes é um projeto executado pela Assistência Social de Porto Velho, previsto no Estatuto da Criança e adolescente (ECA), art. 19-B, caput e § 1º, inseridos pela Lei nº 13.509/2017 ao ECA:
Art. 19-B. A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento.
§ 1º O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.
A intenção do programa de apadrinhamento é fazer com que a criança ou adolescente receba afeto e possa conhecer como funciona uma saudável vida em família, com carinho e amor.
O projeto oferece três modalidades de apadrinhamento:
1. Padrinho Provedor: Dá suporte material ou financeiro, como materiais escolares, calçados, brinquedos, cursos profissionalizantes, reforço escolar e prática esportiva.
2. Padrinho Prestador de Serviços: Profissionais liberais que atendem conforme sua especialidade, como psicólogos, médicos, dentistas, entre outros.
3. Padrinho Afetivo: Oferece afeto e companhia, visitando regularmente, passando finais de semana, feriados ou férias escolares com o afilhado.
O projeto visa sensibilizar a comunidade local e envolvê-la no desenvolvimento social, moral, psíquico, cognitivo, educacional e financeiro das crianças e adolescentes.
COMO PARTICIPAR?
É preciso realizar contato com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), através da coordenação do Apadrinhando Uma História, falar com Glenda Alencar. O Centro está localizado à rua Geraldo Ferreira 135, bairro Agenor de Carvalho, Porto Velho, telefone (69) 98473-3849.
Texto: Adaides Batista
Foto: Semasf
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)