Voltado para estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, em escolas urbanas e rurais, o programa busca oferecer um diagnóstico preciso do processo de aprendizagem. Nesta edição, a prova contemplará os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, com atenção especial às turmas do 2º, 3º, 5º e 9º anos – etapas consideradas estratégicas para a preparação dos alunos nas avaliações externas, como o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Saero (Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia).
(1).jpg)
Segundo o secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, o Avalia Porto Velho é resultado do esforço conjunto de toda a equipe da Semed, diretores, coordenadores, professores e profissionais da educação que se dedicam diariamente para que os estudantes avancem em seu desempenho. “Essa avaliação é fundamental para medir os conhecimentos adquiridos, identificar as dificuldades e fortalecer as práticas pedagógicas. Assim, nossas escolas estarão cada vez mais preparadas para os desafios e conquistas futuras”, destacou.
A primeira edição do programa, realizada no primeiro semestre deste ano, já apresentou resultados significativos: as escolas municipais passaram a ter acesso a dados mais consistentes, que orientaram o planejamento pedagógico com foco na superação das dificuldades de aprendizagem e no fortalecimento das habilidades dos estudantes.
Com a segunda edição, a expectativa é contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais, incluindo o avanço no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), reforçando o compromisso da gestão municipal com uma educação pública de qualidade, que garanta às crianças e adolescentes de Porto Velho as condições necessárias para aprender, crescer e sonhar com um futuro melhor.
Texto: Meiry Santos
Foto: Secom/ José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)