Mais uma turma do Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, foi concluída na última segunda-feira (13). O treinamento teve duração de 15 dias, e ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina – Cremero, em Porto Velho.
Participaram da capacitação policiais civis, militares, federais e rodoviários. Foram apresentadas técnicas de abordagem, policiamento em embarcação, tiro policial e táticas de confrontos armados, natação utilitária, além das melhores técnicas e táticas policiais, visando o fortalecimento das ações preventivas e repressivas aos crimes.
“A complexidade das atividades na região de fronteira exige ações específicas e especializadas em diversas áreas da Segurança Pública, o que requer conhecimento técnico e treinamento dos agentes. Os investimentos em reaparelhamento das unidades e capacitação desses profissionais são fundamentais”, salientou o secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá.
A finalidade do treinamento realizado pelo Governo de Rondônia é capacitar os profissionais da Segurança Pública do Estado, para atuarem como operadores nas respectivas unidades especializadas de fronteira, bem como compartilhar o conhecimento adquirido durante a capacitação.
Em parceria com a Senasp, já foram realizadas dez edições deste curso, e atualmente pela Secretaria de Operações Integradas – Seopi do Ministério da Justiça – MJ, mais dois; totalizando 12 edições do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira no Estado de Rondônia, sendo este a 8ª edição nacional pela Seopi.