A Prefeitura já realizou o plantio de cerca de 100 indivíduos arbóreos adultos e 230 mudas arbustivas ao longo da avenida José Vieira Caúla. A ação que teve início no mês passado continua em andamento e faz parte do programa Arboriza Porto Velho, executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
A escolha da avenida se deu pela extensão da via e ausência de arborização em um amplo trecho, a partir da avenida Rio Madeira até a Mamoré. São espécies nativas como Pau Ferro e ornamentais como Clúsia e Dracena, plantadas para melhorar o aspecto visual e a qualidade do ar na cidade. Segundo levantamento da Sema, a cidade tem apenas 12 mil árvores públicas, quantidade considerada baixa proporcionalmente para o território.
São espécies nativas como Pau Ferro, e ornamentais como Clúsia e Dracena
O programa tem como meta o plantio de aproximadamente 5 mil árvores ainda este ano, incluindo os distritos. Finalizado o serviço na José Vieira Caúla, a previsão da Sema é iniciar plantio semelhante na avenida Calama. Não há prazo definido para a finalização do serviço devido as chuvas intensas que são comuns neste período de inverno amazônico.
Outro problema que a Sema tem enfrentado é o vandalismo, pois muitas árvores plantadas recentemente já foram quebradas e até arrancadas por populares, que de forma criminosa, depredam o patrimônio. Amália Eloi, diretora do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental, conta que o intuito do projeto é a arborização em diversos pontos da cidade e que a secretaria planeja realizar ao longo do ano ações de conscientização sobre a preservação urbanística da cidade e o sentimento de pertencimento com estudantes, a fim de multiplicar a informação.
Para denúncias de vandalismo o telefone disponível é (69) 98423-4092.
Texto: Renata Beccária
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)