A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), participou ativamente da 2ª edição do Congresso Rondoniense sobre Autismo (Corau), realizado no Teatro Palácio das Artes, no final de semana (5 e 6). A presença da gestão municipal no evento reforça o compromisso com políticas públicas inclusivas e voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a secretária-adjunta da Semias, Tércia Marília Martins, uma das importantes contrapartidas da Prefeitura é a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). “A determinação do prefeito é clara: ampliar nossas ações de inclusão. Essa parceria com a Apramar e a participação da Semias no congresso nos permite oferecer serviços essenciais, como a emissão da carteira do autismo, aproximando a gestão da comunidade que mais precisa”, destacou.
Para Marília Ferreira, mãe atípica, a atuação da Prefeitura no evento é um alento diante dos desafios que ela enfrenta desde o diagnóstico do filho. “A sociedade ainda é muito preconceituosa, e só quem vive essa realidade entende a luta diária. Ver a Prefeitura aqui, oferecendo ajuda concreta, como a carteira de autista que conseguimos hoje, é emocionante. Dá esperança e nos faz sentir acolhidos”.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou a importância do Corau e reiterou o comprometimento da administração com ações de inclusão. “Este congresso fortalece a luta das pessoas com TEA, e nossa gestão é comprometida em apoiar essa causa. Já avançamos com ações como a entrega do ônibus multissensorial, a emissão da carteira do autista, a criação de vagas inclusivas e, agora, com a instituição da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social”.
Reconhecido como o maior congresso sobre autismo da região Norte, o Corau é promovido pela Associação de Educação Profissional, Cultural, Recreativa e de Desenvolvimento Social e Ambiental de Rondônia (Apramar). O evento busca disseminar conhecimento sobre o TEA, garantir os direitos das pessoas autistas e promover uma sociedade mais consciente e acolhedora.
Texto: Françoíse Almeida
Foto: José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)