O alerta ganha força diante do comunicado feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sobre a chegada do primeiro episódio da chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) logo no início de janeiro de 2026, que também pode afetar Porto Velho.
Titular da Defesa Civil Municipal, Marcos Berti explica que o fenômeno natural (ZCAS) é formado por uma frente fria somada à umidade vinda da Amazônia. “As previsões indicam chuvas volumosas que podem persistir até o próximo sábado (10), com possibilidade de elevação do nível dos rios e acúmulo de água em algumas áreas urbanas”.
Berti explica que o fenômeno natural (ZCAS) é formado por uma frente fria somada à umidade vinda da AmazôniaSegundo Dr. Berti ainda que o contexto climático para janeiro de 2026 tem previsão de chuvas frequentes com intensidade variável, possibilidade de pancadas fortes acompanhadas de trovoadas, temperaturas elevadas com alta umidade do ar e, consequentemente, risco de alagamentos nas áreas mais baixas e regiões de risco, que são as mais vulneráveis.
A SMDC acompanha a situação para adotar as medidas necessárias com objetivo de reduzir os impactos à população.
No entanto, solicita que os munícipes acompanhem as informações oficiais pelo @defesacivilportovelho ou pelo site da Prefeitura, o www.portovelho.ro.gov.br. Em caso de emergência, ligar para 199 ou (69) 98473-2112.
CUIDADOS
Evitar áreas alagadas com veículos ou a pé
Abrigar-se em local seguro durante chuvas fortes
Não ficar embaixo de árvores
Não ficar próximo de poste e fiações elétricas
Evitar ficar próximo de muros ou encostas
Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)