Connect with us

Hi, what are you looking for?

       Rondônia, quinta, 19 de fevereiro de 2026.

Geral

Porto Velho deve vacinar 18 mil jovens contra HPV na rede municipal de saúde

O Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a estratégia de resgate vacinal contra o HPV, voltada a adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não receberam o imunizante entre os 9 e 14 anos. Em Porto Velho, a ampliação do prazo é fundamental para alcançar aproximadamente 18 mil jovens que ainda não foram vacinados, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A estratégia, que estava prevista para encerrar em dezembro de 2025, seguirá vigente até a realização da Campanha de Vacinação nas Escolas, permitindo que esse público tenha mais oportunidades de acesso à imunização e à proteção contra doenças associadas ao HPV.

A vacina contra o HPV é segura e considerada fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço.

Ações de vacinação terão foco nas escolas durante o período letivoAções de vacinação terão foco nas escolas durante o período letivo

Em Porto Velho, as ações de vacinação terão foco nas escolas durante o período letivo. No momento, com as férias escolares, a imunização está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Espaço Saúde, localizado no Porto Velho Shopping.

Esquema vacinal

A vacinação integra o calendário nacional para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Desde 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única, substituindo o modelo anterior de duas doses.

Para pessoas imunocomprometidas, como aquelas que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados, o esquema permanece com três doses. A mesma recomendação vale para usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e para vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.

A Semusa lembra que jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina devem procurar a UBS mais próxima para atualizar a caderneta. A vacina é gratuita e representa um investimento na saúde e no futuro da população.

Para o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, a prorrogação reforça o compromisso com a prevenção. “Temos um número significativo de adolescentes e jovens em Porto Velho que ainda não receberam a vacina contra o HPV. Essa prorrogação é essencial para que possamos intensificar as ações, ampliar a busca ativa e garantir proteção a cerca de 18 mil pessoas nessa faixa etária”.

A coordenadora de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, reforça a importância da adesão. “O HPV é um vírus silencioso, mas que pode causar doenças graves no futuro. A vacina é eficaz e está disponível gratuitamente. Nosso foco é facilitar o acesso e orientar as famílias e os jovens sobre sua importância”.

Texto: Nathalie Ventura
Foto: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

You May Also Like

Brasil

Durante o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros entre outras pessoas que estavam como voluntários para poder retirar os corpos das vítimas do...

Esporte

Michael marca duas vezes e agora é artilheiro isolado da competição O Flamengo precisou de apenas 23 segundos de jogo para acabar com a...

Interior

Um trabalho de investigação realizada por policiais civis da 10º delegacia de Nova Mutum Paraná, sobe o comando do delegado titular Dr. Daniel Braga,...

Polícia

Um jovem motociclista identificado como Renan Ribeiro Alves, 24 anos, morreu tragicamente, logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (02), feriado nacional de...