O Conselho de Administração da Petrobras, em reunião nesta quarta-feira, 4, aceitou a renúncia de Caio Mário Paes de Andrade da presidência da estatal brasileira. Ele também renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da companhia. O pedido foi entregue na noite desta terça, 3, alegando motivos pessoais, não detalhados. Paes de Andrade foi indicado para comandar a secretaria de Gestão e Governo Digital na gestão de Tarcísio Gomes de Freitas (Rpeublicanos), em São Paulo.
Com a renúncia, o Conselho da petroquímica nomeou como presidente interino da empresa, João Henrique Rittershaussen, atual Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção. Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em engenharia de petróleo pela Petrobras, com MBA em Gestão de Negócios pela Coppead (UFRJ), Henrique Rittershaussen atua na Petrobras há 35 anos.
Ele já atuou na Gerência Executiva de Sistemas de Superfície e como Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia. De acordo com comunicado da estatal, João Henrique Rittershaussen ficará interinamente no cargo até a posse do novo presidente. O governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o senador Jean Paul Prates para o cargo.