Hora 1 Rondonia
sábado, 1 ago 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • morto
  • Tiros
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » PCC e CV terroristas: Lula reage aos EUA e diz que Brasil não é “republiqueta”
Política

PCC e CV terroristas: Lula reage aos EUA e diz que Brasil não é “republiqueta”

Last updated: 29 de maio de 2026 12:35 pm
By
hora1rondonia
Share
4 Min Read
SHARE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou nesta sexta-feira (29/5) sobre a decisão do Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA) de classificar as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras.

Contents
  • Entenda
  • Possíveis efeitos da decisão dos EUA
Ad imageAd image

“Estou muito triste hoje com a notícia de que o secretário dos Estados Unidos, um tal de Marco Rubio, disse que os nossos criminosos aqui são terroristas e que os americanos podem fazer intervenção. Por que eu estou triste? Primeiro, porque esse tal de Comando Vermelho e esse tal de PCC são terroristas para as comunidades e para a sociedade brasileira”, declarou.

Ad imageAd image

O mandatário brasileiro prosseguiu: “Eles incomodam as famílias, eles incomodam o bairro, eles incomodam as cidades, eles roubam tudo a que o povo tem direito, e o direito de o povo viver livremente. Então, eles são terroristas, e nós vamos combatê-los aqui dentro. […] Não aceitamos ser tratados como moleques, como republiqueta”.

A declaração foi dada durante anúncio de mais de R$ 72,5 bilhões em investimentos da Petrobras em Sergipe, em Laranjeiras (SE).

Ad imageAd image

Ainda durante o evento, o petista criticou pré-candidato e senador Flávio Bolsonaro (PL), que se encontrou com Rubio antes da decisão dos EUA. Segundo ele, o filho do ex-presidente “não tem vergonha na cara de trair a pátria, de ir aos Estados Unidos pedir intervenção americana no Brasil”.

More Read

Cristiane Lopes tem nome homologado em convenção do Podemos para disputar a reeleição à Câmara dos Deputados
Federação União Progressista convoca convenção estadual em Rondônia
União Brasil realiza convenção estadual no dia 3 de agosto em Porto Velho
Republicanos convoca convenção estadual para definir candidaturas em Rondônia

“Se ele [Flávio] fosse pedir intervenção para prender miliciano, eles ficam presos lá. Essa é a verdade”, disse.

Como mostrou o Metrópoles, ministros da gestão Lula se reuniram nesta sexta, no Palácio do Planalto, para discutir a reação e resposta do Executivo brasileiro à decisão do governo do presidente Donald Trump.

Participaram do encontro os ministros da Casa Civil, Miriam Belchior; da Fazenda, Dario Durigan; das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira; e da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. O encontro, que teve início no começo da tarde, deve se desmembrar em outras reuniões ao longo do dia, com a presença de equipes técnicas das pastas e diplomatas.

More Read

Datafolha: Lula tem 48% e Flávio Bolsonaro, 43%, no 2º turno
PL aciona TSE e diz que Flávio é alvo de “rede digital criminosa”
Ao STF, Valdemar nega interferir nas emendas e diz só “fazer sugestão”
Em visita à Sema, Cristiane Lopes debate fortalecimento de políticas para o bem-estar animal e meio ambiente

Entenda

  • O governo dos Estados Unidos classificou o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.
  • Os grupos criminosos brasileiros foram incluídos em duas listas: Terroristas Globais Especialmente Designados e Organizações Terroristas Estrangeiras.
  • A medida foi anunciada dois dias depois de o senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) se reunir com o presidente Donald Trump na Casa Branca.
  • De acordo com o filho mais velho de Jair Bolsonaro (PL), a classificação do PCC e CV pelos EUA como organizações terroristas foi um dos temas centrais da viagem ao país.

Possíveis efeitos da decisão dos EUA

A ofensiva do governo dos Estados Unidos contra o PCC e o CV, agora classificados por Washington como organizações terroristas, está fundamentada em duas legislações norte-americanas e podem implicar consequências para o Brasil.

 

Fonte: Metrópoles

Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES

TAGGED:EUAGOVERNO LULAMINISTROS
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article Alero aprova crédito suplementar de R$ 1,9 milhão para a Seagri
Next Article “Prática ardilosa e massificada”: os casos que deram origem ao processo contra o Itaú por cobranças indevidas
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 2026977 views
  • FINAL DAS BUSCAS: Após dias de angústia, corpo de “Gordinho da Revoada” é encontrado e Polícia intensifica investigação sobre execução

    1 de junho de 2026531 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026314 views
  • ENTREGO MINHA VIDA A DEUS: Vídeo enviado à família indica execução de motorista de App desaparecido na fronteira entre Brasil e Bolívia

    31 de maio de 2026259 views
  • URGENTE: Adolescente de 13 anos realiza ataque a tiros e mata dois professores em escola no Acre

    5 de maio de 2026249 views
Related News
Política

Refém de uma única rodovia: o alto custo da dependência da BR-364 para Rondônia

Política

“O produtor rural salva vidas e quase nunca recebe reconhecimento”, diz Bruno Bolsonaro Scheid ao destacar doações ao Hospital de Amor

Política

Proposta de Hildon Chaves fortalece piscicultura ao incluir tambaqui na merenda escolar

Política

VEJA: Instituto Gerp aponta cenário de 2° turno na corrida presidencial surpreendente para governistas e oposição

Política

Cristiane Lopes entrega caminhonete para fortalecer a saúde em União Bandeirantes

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • Interior
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • HOMEM
  • morto
  • Tiros
  • acidente
  • Mundo
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46