O Campeonato Brasileiro tem novo líder. Neste domingo (29), o Palmeiras ampliou o seu ótimo momento e superou o Santos por 1 a 0, em partida válida pela oitava rodada. Horas depois, viu o Corinthians tropeçar em casa, na Neo Química Arena, ao ficar no 1 a 1 com o América-MG, deixando escapar a dianteira.
A terceira vitória consecutiva no Brasileirão levou o Palmeiras aos 15 pontos, a mesma pontuação do Corinthians, que empatou pela terceira vez seguida na competição. E o time alviverde está à frente na classificação por causa do saldo de gols superior (8 a 4).
Além de perder a liderança, o Corinthians também foi ultrapassado pelo Atlético-MG, que chegou aos mesmos 15 pontos ao vencer o Avaí por 2 a 1. E ocupa o segundo lugar por ter 5 gols de saldo.
O trio de líderes é seguido pelo Coritiba, que fez 1 a 0 no Botafogo e agora está com 13 pontos, na quarta posição e à frente do quinto São Paulo por ter uma vitória a mais. O Athletico-PR ascendeu à sexta colocação ao superar o Cuiabá por 1 a 0. Assim, passou a somar 12 pontos e 4 vitórias, uma a mais do que Botafogo e Flamengo, que derrotou o Fluminense por 2 a 1, de virada.
Santos, América-MG e Fluminense, vem logo atrás, com 11 pontos, em 9º, 10º e 11º lugares, respectivamente, após tropeçarem neste domingo, assim como o 12º Avaí, que está com 10.
Na Vila, Palmeiras vence Santos de novo
Embalado, o Palmeiras superou um pênalti perdido por Raphael Veiga e contou com um gol de Gustavo Gómez para vencer o Santos pela sexta vez consecutiva, agora por 1 a 0. O time completou o nono jogo sem derrota diante do rival. Já na temporada, são 14 jogos sem perder, com 6 triunfos seguidos.
O Palmeiras, porém, enfrentou dificuldades no primeiro tempo, quando foi dominado pelo Santos. Mas o goleiro Marcelo Lomba, substituto de Weverton, que está na seleção brasileira, fez grandes defesas. E um gol de Marcos Leonardo foi anulado após consulta ao VAR, por falta na origem do lance, frustrando os 14.220 torcedores presentes na Vila Belmiro.
Na segunda etapa, o Palmeiras cresceu no fim do segundo tempo. Viu Raphael Veiga perder o seu primeiro pênalti pelo time ao acertar a trave, depois de converter 24 cobranças. Ainda assim, conseguiu a vitória aos 35 minutos, quando Scarpa cobrou escanteio e Gómez cabeceou. A bola tocou em Lucas Pires antes de entrar. O Santos, assim, sofreu sua primeira derrota como mandante sob o comando de Fabián Bustos. Também eram 10 jogos sem perder em casa. Agora, porém, são 3 tropeços seguidos ao lado da torcida.
Novo empate derruba Corinthians da liderança
Em Itaquera, o Corinthians voltou a empatar, dessa vez com o América-MG, por 1 a 1, diante de 35.122 torcedores. Foi a quinta igualdade seguido do time, assim como o quinto compromisso consecutivo sem vitória da equipe mineira.
O Corinthians entrou em campo com Roger Guedes como titular, após 3 jgoos sem atuar, mas América-MG foi quem teve mais presença ofensiva no primeiro tempo, tanto que acertou o travessão em chute de Lucas Kal e teve um gol de Aloisio anulado por impedimento. Mas ele voltaria a marcar na etapa final. Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio e desvio de Alê, o atacante cabeceou para as redes, fazendo gol pela segunda partida seguida no Brasileirão.
O time, porém, cedeu o empate no fim, numa jogada que teve a participação direta da novidade na escalação do Corinthians, assim como de Maycon e Gustavo Mosquito, acionados por Vitor Pereira no intervalo. Aos 36 minutos, depois de grande defesa de Jailson em cabeceio de Róger Guedes após cobrança de escanteio de Maicon, o rebote ficou com Gustavo Mosquito, que empurrou a bola para as redes. O gol manteve a invencibilidade do Corinthians na temporada, agora em 10 jogos, e como mandante, em 12 partidas, porém não foi suficiente para que a equipe seguisse na liderança do Brasileirão.
Coritiba impõe primeira derrota a Luis Castro
No Couto Pereira, o Coritiba impôs a primeira derrota ao Botafogo sob o comando de Luis Castro ao superá-lo por 1 a 0, encerando uma série invicta de 8 jogos do time carioca. Além disso, confirmou a sua força como mandante, ganhando a 6ª partida seguida em casa, sendo 4 pelo Brasileirão.
Diante de 20.302 torcedores, os times fizeram uma partida equilibrada, com o Coritiba sobressaindo ao ser mais eficiente. E o gol da vitória saiu aos 28 minutos do primeiro tempo, quando Val lançou Iago Paixão, que dominou fintando Gatito e depois empurrou a bola para as redes. Assim, o time voltou a vencer o Botafogo aos 8 jogos, sendo que a equipe carioca tinha ganhado as 3 partidas anteriores no Couto Pereira.
Flamengo embala e encerra jejum contra o Flu
No Maracanã, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 1, de virada e com atuação decisiva de Andreas Pereira e Hugo Souza, dois dos nomes mais questionados pela torcida. Assim, encerrou uma série de cinco tropeços no Fla-Flu, com 4 derrotas, e embalou o quarto triunfo consecutivo na temporada. Além disso, não perde há seis jogos. Já o Fluminense sofreu o primeiro revés sob o comando de Fernando Diniz, depois de ficar 7 partidas invicto.
O time tricolor até saiu na frente aos 10 minutos, com gol de Cano, que completou para as redes após desvio de Manoel em escanteio. Foi a quarta vez que o argentino marcou nos últimos 3 jogos contra a equipe rubro-negra. Mas o Flamengo reagiu e marcou aos 30, com disparo da entrada da área de Andreas Pereira depois de cruzamento rasteiro de Matheuzinho.
E Andreas Pereira também participou do gol da virada. Aos 11 minutos da etapa final, ele puxou o contra-ataque e tabelou com Gabriel, que finalizou na saída de Fábio. Samuel Xavier tentou tirar a bola, mas a arbitragem avaliou que ela havia ultrapassado a linha. Depois, o Flamengo conseguiu sustentar a vantagem com grandes defesas de Hugo Souza.
Athletico-PR ganha a quarta seguida
O Athletico-PR manteve o embalo sob o comando de Felipão e ganhou a quarta seguida na temporada ao vencer o Cuiabá por 1 a 0, na Arena Pantanal. O time, porém, tinha perdido as quatro partidas anteriores como visitante. Porém, neste domingo, pesou mais o momento ruim do time do Mato Grosso, que tropeçou nos últimos 7 compromissos como mandante. Ameaçado de rebaixamento, ocupa o 16º lugar, com 9 pontos.
O gol da vitória do Athletico-PR saiu no fim do segundo tempo. Aos 39 minutos, Abner cruzou, Vitor Roque dominou e ganhou a disputa com seus marcadores para bater ao gol.
Resultados e agenda
A 8ª rodada do Brasileirão foi aberta no sábado com 3 empates: Goiás 1 x 1 Red Bull Bragantino, São Paulo 2 x 2 Ceará e Fortaleza 1 x 1 Juventude. Nesta segunda, no fechamento da jornada, o Internacional recebe o Atlético-GO, às 20h, no Beira-Rio.