O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (5/2), depois da sessão solene de abertura do ano parlamentar.
Também participaram do encontro o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa. A reunião foi feita no Palácio do Planalto.
Na pauta, Lula e Pacheco falaram sobre projetos prioritários para o governo no Congresso neste ano, além de questões eleitorais do estado de Minas Gerais, reduto eleitoral do senador, e outros temas.
Lula visitará o estado nesta semana.Os dois ministros representaram o chefe do Executivo na sessão do Congresso. Lula não compareceu ao evento no plenário da Câmara dos Deputados, mas enviou a tradicional mensagem presidencial, lida pelo deputado federal Luciano Bivar (União-PE), primeiro-secretário da mesa do Congresso.
O texto escrito por Lula adotou tom conciliador e reforçou o “diálogo” entre os dois Poderes, além de destacar o “Desenrola da Educação” e o novo marco de garantias, pela previsibilidade ao investidor, como inovações do governo viabilizadas pelo Congresso.“O diálogo é condição necessária para a democracia. Diálogo que supera filiações partidárias. Que ultrapassa preferências políticas ou disputas eleitorais. Que é, antes de tudo, uma obrigação republicana que todos nós, representantes eleitos pelo povo, temos que cumprir”, dizia a mensagem.