Importante canal de comunicação entre o poder público e a sociedade, a Ouvidoria Geral do Município permite que o cidadão manifeste elogios, reclamações, denúncias, sugestões e solicitações de serviços à Prefeitura de Porto Velho. De janeiro a julho deste ano, o canal recebeu 291 manifestações. Os temas mais abordados foram pavimentação das ruas, educação, fiscalização, impostos e taxas, entre outros.
“Muitas vezes o cidadão acha que a Ouvidoria vai resolver de imediato aquele problema, mas ela é a ponte da população com os órgãos públicos. É uma maneira do cidadão participar da gestão da Prefeitura através da sua voz”, explica a responsável pelo relatório de atividades da Ouvidoria Municipal, Carla Elisângela Brasil Teixeira.
Assim que são recebidas, as manifestações são encaminhadas para as pastas responsáveis pela demanda, por meio de ofício. O prazo de resposta ao cidadão é de até 30 dias. A média mensal de manifestações recebidas pela Ouvidoria Municipal é de 44 manifestações.
“A gente ouve, encaminha, procura dar suporte ao cidadão e também ajuda na gestão das secretarias, enviando demandas para eles terem conhecimento e acharem a solução da melhor maneira possível”, explicou Carla.
CANAIS DE ATENDIMENTO
A Ouvidoria utiliza a plataforma Fala.BR, disponível no site da Prefeitura, para receber as demandas da população. Essas demandas podem ser enviadas através do WhatsApp ou e-mail da Ouvidoria, ou feitas diretamente na plataforma Fala.BR, de forma anônima ou pelo CPF cadastrado no Gov.BR.
No momento, o atendimento por ligação e atendimento presencial estão inativados.
Sistema FalaBR. Acesse entrando neste link.
WhatsApp: 69 98473-1105
E-mail: ouvidoria@portovelho.ro.gov.br
Horário de atendimento: 8h às 14h, em dias úteis.
Texto: Beatriz Galvão
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)