Nos dias 15 e 16 de agosto, a Operação Justiça Rápida Itinerante oferta à população de Rolim de Moura e Cacoal a celebração de três casamentos comunitários. Entre eles, destaca-se a cerimônia especial com os casais indígenas do povo Paiter Suruí, reforçando o compromisso do Judiciário com o respeito aos povos originários.
A primeira cerimônia ocorre na Faculdade Estácio FSP, unidade de Rolim de Moura, no dia 15 de agosto, com início previsto para às 18h. O endereço é rua Parnaíba, esquina com avenida 25 de Agosto, nº 6961, bairro Cidade Alta.
No dia 16 de agosto, a programação inicia às 9h30, com a cerimônia dos casais indígenas do povo Suruí. Essa celebração na aldeia será adaptada para respeitar as tradições culturais dos presentes.
Ainda no dia 16, às 19h30, a série de eventos será concluída com uma celebração nas dependências do Cacoal Selva Park, proporcionando à comunidade um momento especial de união e cidadania.
A Operação Justiça Rápida Itinerante é organizada pela Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Com essa iniciativa, o Judiciário promove inclusão, respeito às diversidades e facilidade no acesso à Justiça.