Connect with us

Hi, what are you looking for?

       Rondônia, terça, 17 de fevereiro de 2026.

Política

O que é a Cúpula da IA, que Lula participa em viagem à Índia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Nova Déli, capital da Índia, nesta quarta-feira (18/2). Na agenda, além de discussões comerciais com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, está a participação da 4ª edição da Cúpula de Impacto em Inteligência Artificial.

O evento, que teve a primeira edição em 2023, é um encontro intergovernamental sobre segurança e governança da IA. Em ocasiões anteriores, os debates já ocorreram no Reino Unido, em Seul e Paris.

A expectativa é que, sob a presidência da Índia, o foco da cúpula mude de eixo. A proposta é colocar o desenvolvimento econômico e social no centro das discussões, com base em três pilares: pessoas, planeta e progresso.

Além de uma declaração final de líderes presentes, é aguardada a adoção de documentos com boas práticas sobre o uso de IA. Além de Lula, já confirmaram presença o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

O presidente Lula também deve fazer um discurso durante sua participação e a expectativa é que ele fale sobre o uso responsável da inteligência artificial com atenção aos riscos como desinformação.

Agenda comercial

Brasil e Índia também devem cumprir uma importante agenda comercial, com a previsão da assinatura de acordos na área de saúde e um memorando de entendimento sobre terras raras e minerais críticos. O último é visto como o início de um processo de diálogo entre os países para tratar do tema. De acordo com fontes da diplomacia brasileira, o acordo estabelece cooperação exploratória para estimular a exploração desses recursos.

Como mostrou o Metrópoles, o Brasil foi convidado a integrar um bloco sobre minerais críticos criado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas não deve avançar com a proposta. A diplomacia brasileira defende uma estratégia de “universalidade”, mantendo o país aberto a negociações com diferentes parceiros e evitando exclusividade como fornecedor.

No sábado (21/2), o presidente participa de um fórum empresarial promovido pela agência brasileira de exportações, voltado à aproximação entre empresários dos dois países e à atração de investimentos.

Aproveitando a passagem pela Ásia, Lula segue para Seul, na Coreia do Sul, no domingo (22/2). A visita terá como tema central as negociações sobre um possível acordo de exportação de carne bovina brasileira ao mercado sul-coreano.

FONTE: METRÓPOLES

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Brasil

Durante o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros entre outras pessoas que estavam como voluntários para poder retirar os corpos das vítimas do...

Esporte

Michael marca duas vezes e agora é artilheiro isolado da competição O Flamengo precisou de apenas 23 segundos de jogo para acabar com a...

Interior

Um trabalho de investigação realizada por policiais civis da 10º delegacia de Nova Mutum Paraná, sobe o comando do delegado titular Dr. Daniel Braga,...

Polícia

Um jovem motociclista identificado como Renan Ribeiro Alves, 24 anos, morreu tragicamente, logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (02), feriado nacional de...