Uma solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (4), nas dependências da escola Flamboyant, localizada na zona Leste de Porto Velho, marcou a abertura oficial do ano letivo da rede municipal de ensino.
E a volta às aulas começou com premiação para os alunos com bom desempenho na aprendizagem. Foi o caso de Hugo Venâncio, 10 anos, estudante do 5º ano da Flamboyant que ganhou uma bicicleta. “Eu estudo nessa escola desde o primeiro ano, gosto muito daqui, os professores são muito legais e o lanche é muito bom. Hoje vamos comer cachorro-quente”, contou o pequeno Hugo.
Venâncio faz parte do programa “Avalia Porto Velho”, que prepara os estudantes para avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero). Mais de mil bicicletas estão sendo entregues as melhores notas dentro da proposta pedagógica.
O lançamento do início das aulas em 2026 contou com a presença de alunos, professores, pais e representantes do poder público. Vários outros estudantes receberam bicicletas e também os novos uniformes, que neste ano possui uma nova paleta de cores com identidade visual da gestão municipal. A prefeitura também vai entregar kits escolares (short-saia e camiseta; para os meninos, bermuda e camiseta).
Morador de Porto Velho há três anos, Pedro Monteiro acompanhou a filha Taila Monteiro, de nove anos, que também foi contemplada com uma bicicleta e demonstrava grande entusiasmo com o retorno às aulas. “Ela ficou em segundo lugar na avaliação de leitura e ganhou essa bicicleta. Acredito que este ano vai ser só alegria. Estou muito satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido nesta escola para a minha filha”, falou o pai.
Em mensagem encaminhada aos estudantes e servidores da educação, o prefeito Léo Moraes disse que uma de suas metas é transformar a rede municipal de ensino em um ambiente que potencialize as habilidades dos alunos, formando uma nova geração de cidadãos preparados para contribuir com o desenvolvimento da capital rondoniense.
“É um ano letivo que começa cheio de expectativas. Avançamos de forma significativa em 2025 e agora caminhamos para a consolidação do nosso sistema de ensino como um modelo de gestão escolar”, afirmou.
“A administração municipal trabalha para garantir educação de qualidade e crescimento social para todos. Neste ano temos muitas propostas e investimentos para a educação municipal. Desejamos um excelente ano letivo para toda a rede de ensino”, falou Giordani dos Santos Lima, Secretário Municipal de Educação (Semed).
Números da educação
No total, 84 unidades escolares retomaram às atividades letivas neste ano. A rede municipal contará com 6.800 novos alunos, totalizando 42.122 estudantes matriculados. O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também integra esse número, com 816 alunos matriculados, que terão aulas no período noturno, garantindo o direito de acesso à educação para todos.
E para assegurar o funcionamento das unidades ao longo de todo o ano, a Prefeitura contará com uma estrutura composta por 3.020 professores e 2.300 servidores de apoio. O efetivo ainda será reforçado com a convocação de mais 165 professores aprovados no último processo seletivo.
Neste ano, o programa Lanche Extra continuará sendo ampliado, garantindo dignidade nutricional aos estudantes. Após a solenidade, os alunos participaram de atividades e seguiram para a sala de aula.
Texto: João Paulo Prudêncio
Imagens: José Carlos
