A tripulação é responsável por pilotar o barco hospital e conduzir a equipe de saúde da rede municipal até os locais de atendimento de forma segura. Os trabalhadores da embarcação receberam capacetes de segurança, perneiras, luvas e óculos de proteção.
A equipe é composta por comandante, marinheiro, cozinheiro e marinheiro de convés, que é o auxiliar de embarque e desembarque de passageiros. Cada indivíduo tem uma função e exerce papel fundamental para o bom andamento do barco.
De acordo com Breno Luiji, gerente da Divisão de Acompanhamentos do Trabalho em Unidades de Saúde, “os equipamentos de segurança são fundamentais para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando possíveis acidentes. O objetivo é proteger o servidor de qualquer risco à sua saúde no ambiente de trabalho”.
BARCO SAÚDE
Recentemente, o barco hospital retomou seus atendimentos onde realizou mais de 100 serviços de saúde na comunidade de São Miguel, no baixo Madeira. Atualmente, os atendimentos estão sendo realizados nas comunidades dos distritos de São Carlos e Nazaré, com mais de 700 atendimentos realizados.
A embarcação é responsável por levar atendimentos de saúde para as comunidades ribeirinhas e vilas localizadas às margens do rio Madeira. O Barco Saúde é equipado com farmácia, laboratório, cinco consultórios de atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de enfermaria para a observação de pacientes.
Texto: Semusa
Foto: Semusa
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)