As autoridades mexicanas encontraram 231 migrantes viajando dentro de um contêiner de um caminhão nessa segunda-feira (15/8). De acordo com a polícia, os migrantes eram da Guatemala e de El Salvador e estavam em uma rodovia na Cidade do México, capital do país.
“Durante a fiscalização do caminhão, ouviram-se pancadas e gritos na parte traseira. Ao abrir uma das portas, ficou exposta uma comporta […]. Podia-se ver meninas e meninos segurados por adultos”, informou o Instituto Nacional de Migração (INM) em comunicado.
Segundo o INM, dos 231 migrantes encontrados na carroceria do caminhão, 92 eram adultos: 84 mulheres e oito homens, além de 138 menores de idade, todos da Guatemala. Um homem era de El Salvador.
As famílias foram levadas para um abrigo provisório de imigrantes em Puebla, cidade vizinha da capital. O motorista do caminhão e uma mulher que o acompanhava foram encaminhados às autoridades para prestarem esclarecimentos.
No início de agosto, pelo menos 18 pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas após um ônibus que transportava migrantes cair em um barranco no estado de Nayarit, no noroeste do México.