Hora 1 Rondonia
quinta-feira, 30 abr 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • HOMEM
  • RONDÔNIA
  • Tiros
  • acidente
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » Mesmo com guerra, Ipea prevê crescimento de 1,8% do PIB
Brasil

Mesmo com guerra, Ipea prevê crescimento de 1,8% do PIB

Last updated: 9 de abril de 2026 10:58 pm
By
hora1rondonia
Share
4 Min Read
© Marcello Casal JrAgência Brasil
SHARE

A economia brasileira vai crescer 1,8% neste ano. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão ligado ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Contents
  • Gasto e receita
  • Quadriênios

A previsão positiva da taxa do Produto Interno Bruto (PIB, soma  dos bens e serviços produzidos no país) não ignora a guerra iniciada em 28 de fevereiro pelos Estados Unidos e por Israel contra o Irã, em consequência das incertezas provocadas e o decorrente aumento do preço internacional do petróleo.

Ad imageAd image

Mesmo admitindo que “o mundo se encontra no momento de maior tensão geopolítica desde o fim da Guerra Fria [1947-1991], o Ipea vê “motivos para moderado otimismo”, conforme assinala a Carta de Conjuntura nº 70 publicada nesta quinta-feira (9).

“A elevada incerteza no cenário externo contrasta, entretanto, com a relativa rigidez de algumas dinâmicas que vêm caracterizando a economia brasileira há alguns anos – notadamente, o crescimento rápido e contínuo da renda disponível das famílias e do volume de crédito disponibilizado pelo sistema financeiro nacional”, pondera o estudo.

No Brasil, o consumo das famílias, influenciado pelo aumento real do salário mínimo, é “um dos maiores motores da economia”, conforme descreve o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo do PIB, e também ligado ao MPO.

O mencionado “crédito disponibilizado” pode viabilizar investimentos privados, outro fator de crescimento do PIB.

More Read

VEJA O VÍDEO: Idosos são agredidos por funcionário de UPA enquanto aguardavam atendimento médico
Moraes concede domiciliar a Fátima de Tubarão e mais 18 idosos do 8/01
Novo Desenrola permitirá uso do FGTS para renegociação de dívidas
Confira os números da Lotofácil 3671 sorteados nesta segunda (27/4)

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Além do consumo e dos investimentos, a conta do crescimento do PIB considera as despesas do Estado e o saldo entre exportações e importações.

Gasto e receita

Segundo o Ipea, o Estado seguirá a política do novo arcabouço fiscal “caracterizada pela combinação de elevação dos gastos públicos de natureza social e crescimento das receitas públicas, decorrências diretas, no caso dos gastos, da política de valorização do salário mínimo e da reindexação dos gastos com saúde à receita corrente líquida da União.”

More Read

Luana Piovani dispara contra Virginia: “A maldição vai colar em você”
VÍDEO FORTE: Adolescente é morta a facadas pelo ex enquanto caminhava com bebê no colo
VEJA O VÍDEO: Mãe chora sobre corpo de jovem morto pelo pai com pauladas para defender casal de idosos
Bancos passam a operar com novas regras do programa Minha Casa, Minha Vida; veja o que muda

Quanto ao comércio exterior, o Ipea aponta que esse se beneficiará de “políticas fiscais expansionistas” por causa dos investimentos em inteligência artificial e em razão dos gastos com armamentos, ocasionados pelo conflito no Oriente Médio.

O instituto lembra que “a eclosão da guerra na Ucrânia [em fevereiro de 2022] não impediu, por exemplo, que o comércio mundial crescesse 5,8%” naquele ano.

Quadriênios

No ano passado, o Ipea acertou a previsão de crescimento do PIB, de 2,3%. Se a projeção do instituto se confirmar este ano, o somatório do período 2023-2026 será de 10,7%, índice maior que os dois quadriênios anteriores.

Nesse caso, o resultado seria cinco pontos percentuais acima do PIB do quadriênio anterior (total de 5,7% entre 2019 e 2022), e 0,8 ponto percentual acima do PIB total entre 2015 e 2018 (9,9%).

A estimativa do Ipea para o PIB de 2027 é de crescimento de 2%.

 

More Read

Mulher que estava desaparecida é encontrada da pior maneira possível: “Ela foi pra praia e não voltou mais”; veja vídeo
Suspeito de matar idosa em Manaus é preso ao tentar fugir de barco no interior do AM; veja vídeo
Suplente de vereador é assassinado a tiros por bandidos encapuzados; veja vídeo
Homem é assassinado a facadas dentro de kitnet: ‘vizinhos ouviram gritos de socorro’

FONTE:  Agência Brasil

TAGGED:ECONOMIA BRASILEIRAGUERRAPIB
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article Motorista avança preferencial e provoca grave acidente de trânsito na capital
Next Article © Joédson Alves/Agência Brasil Saiba quais são as novas leis que ampliam a proteção às mulheres
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • BOMBA: Homem invade motel e encontra a esposa com um ‘galã de novela’ na suíte presidencial; veja vídeo

    23 de abril de 2026803 views
  • “Vou ligar pro meu pai”: filho chega mais cedo da escola e flagra mãe com amante debaixo da cama; veja vídeo

    16 de março de 2026291 views
  • BOMBA: Mulher estoura ‘cativeiro’ e fica chocada ao descobrir quem é amante do marido; Veja vídeo

    24 de março de 2026208 views
  • O PAU COMEU: Amigas ‘talaricas’ são pegas de surpresa por esposas e acabam na lama; veja vídeo

    9 de abril de 2026200 views
  • Corpo de idoso desaparecido é encontrado em área de matagal na zona Leste da capital

    11 de abril de 2026182 views
Related News
Brasil

DEU POLÍCIA: Ônibus da Eucatur quebra durante viagem e mecânico cobra R$ 10 mil para consertar alternador; Vídeo

© Lyon Santos/ MDS
Brasil

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasil

MEC prorroga prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem

Brasil

ASSISTA: Vídeo mostra carreta tombando e explosão que deixou quatro mortos na Via Dutra

Brasil

Criança fica com o corpo queimado após celular na tomada explodir enquanto ela jogava Roblox; veja vídeo

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Política
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • Interior
  • HOMEM
  • RONDÔNIA
  • Tiros
  • acidente
  • morto
  • PRESO
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 https://hora1rondonia.com.br/ Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46