O auditório da Escola Major Guapindaia, no bairro São Bosco, recebeu cerca de 400 alunos, de diversas escolas da rede pública de ensino, que participaram na manhã da quinta-feira (2), feriado do Dia de Finados, do “Mega Aulão Pré-Enem”, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, numa iniciativa do Departamento de Políticas Públicas para Juventude (DPPJ), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).
“Decidimos fazer essa ação em pleno feriado, para oferecer essa oportunidade de os estudantes da rede pública, às vésperas da realização da prova do Enem, terem acesso a um conteúdo preparado especialmente com essa finalidade: focado na prova. Agradecemos aos parceiros e ao trabalho voluntário dos professores, para que fosse possível esse Mega Aulão Pré-Enem”, disse o diretor do DPPJ, Luis Noberto.
A estudante Elaine Caroline Neto, de 17 anos, mora no bairro Escola de Polícia e estuda na Escola Flora Calheiros, na 3ª série do ensino médio. “Vou fazer o Enem pela primeira vez, tentando uma vaga para medicina veterinária. Acho o aulão importante, pois reforça aquilo que a gente já domina e sempre traz uma coisa nova, um aprendizado a mais que pode ser útil na prova. Quando soube do aulão, já me inscrevi e trouxe minhas amigas junto”, declarou ela.
Já Sander Gabriel, de 21 anos, é ex-estudante do Major Guapindaia e pretende ingressar na faculdade de arquitetura. “Eu estudo em casa, sozinho, mas um aulão é bom para interagir e ter acesso a um conteúdo diferenciado, que nem sempre a gente acha vendo as vídeo aulas na internet. Além dos macetes, das dicas focadas na prova em si, que é muito importante”, pontuou ele, que já fez o Enem em 2021.
O Enem é uma prova aplicada anualmente pelo Ministério da Educação por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e o seu resultado pode ser utilizado como forma de ingresso em universidades públicas e privadas em todo o país, como também no exterior, como em Portugal.
Aqui no Brasil, existem programas do governo federal que usam o desempenho no exame como critério para participação em seus processos de seleção: Sisu, Prouni e Fies.
O ENEM
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 acontecem em 5 e 12 de novembro em todo o país. Segundo o Inep, neste ano estão inscritas mais de 3,9 milhões de pessoas. Em Porto Velho, a Prefeitura disponibiliza ônibus gratuito para estudantes que farão a prova do Enem.
Texto: Eranildo Costa Luna
Fotos: Ana Flávia Venâncio
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)