Uma semana após 45 gestantes de Guajará-Mirim receberem o kit enxoval do programa Mamãe Cheguei, entregues pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), mais 81 gestantes, desta vez de Porto Velho, foram contempladas, nesta terça-feira (25).
No evento de entrega, que tem como objetivo fortalecer o vínculo entre as gestantes beneficiárias e o estado, criando um espaço de acolhimento, escuta ativa e promoção de informações fundamentais sobre a maternidade e o desenvolvimento da Primeira Infância, estavam gestantes de “primeira viagem”, outras aguardando o sexto filho e até grávida de gêmeos, a exemplo de Samara Rodrigues, 36 anos, que é mãe de três meninos e agora espera um casal de gêmeos. O programa estadual já contemplou mais de 23 mil famílias com a entrega do kit, totalizando mais de R$ 9 milhões de investimento.
“Este kit me deixa bastante feliz. Pois só o meu esposo trabalha e seria mais difícil pra gente comprar tudo. E agora que já vem com o berço, fica melhor ainda. É bênção”, pontuou Samara Rodrigues, que além dos 3 filhos e dos gêmeos que estão por chegar, ela ainda teve três abortos.
Samara Rodrigues aguarda casal de gêmeos e Carolayne Pimenta, que já teve gêmeos, recebeu pela segunda vez o kit
A entrega dos 81 kits foi marcada por uma roda de conversa conduzida pela secretária da Seas, Luana Rocha, mãe de um casal de filhos, que abordou os cuidados necessários desde a gestação, entre outros essenciais ao fortalecimento do vínculo familiar, com a participação dos pais, para que o bebê cresça saudável mental e fisicamente.
Recebendo pela segunda vez o kit, desta vez para uma menina, Carolayne Pimenta, 25 anos, revelou que ainda tem pecinhas do kit enxoval recebido quando aguardava a chegada de dois meninos gêmeos, atualmente com 4 anos de idade. “Percebo que agora o Mamãe Cheguei tem mais novidades, como é o caso do berço e isso é muito bom, e ainda é portátil”, comemorou.
O kit é composto por 20 itens necessários para uso do recém-nascido, incluindo o berço portátil, que garante mais conforto e segurança para o bebê. Para ter acesso, as gestantes inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem fazer o cadastro no portal do governo e posteriormente serem acompanhadas pela equipe disponível nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Jhulie Caroline e Thaíssa Brandão
Secom – Governo de Rondônia