A oito dias do primeiro turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), os dois candidatos com melhor desempenho nas pesquisas de intenção de voto, têm comícios agendados nesta sexta-feira (23) em Minas Gerais.
Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB) cumprem agenda em São Paulo.
Na parte da manhã, Lula não teve compromissos. Ele vai a Ipatinga, onde participa de um comício às 18h.
Em Divinópolis, Bolsonaro participou de um ato com apoiadores no começo da tarde. Em seu discurso, afirmou que Lula seria “amigo” do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e fez críticas ao nicaraguense.
Bolsonaro disse que Ortega persegue freiras e padres e citou que o presidente nicaraguense retirou do ar, no país, o canal da CNN, na quinta-feira (22).
“O que acabou de acontecer com o sinal da CNN lá na Nicarágua? Ele foi cortado pelo Ortega, amigo de Lula. Nós não queremos isso e não faremos isso em nosso Brasil, porque nós respeitamos também a liberdade de imprensa, que muitas vezes tem exagerado e feito calúnias ao meu respeito”, disse.
Ainda nesta sexta-feira, Bolsonaro cumpre agenda em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, às 19h.
Ciro Gomes participou de reunião com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em São Paulo.
Também na capital paulista, Simone Tebet visitou o centro de treinamento paraolímpico e criticou a pressão pelo voto útil.
“A única coisa que as pesquisas mostram nesses 30 dias de eleição é que o voto útil não está tendo efeito nenhum. O brasileiro é dono do seu voto e se sente até desprestigiado quando alguém diz ‘vamos garantir no primeiro turno’, como se nessa eleição os problemas do Brasil acabassem no dia 2 de outubro”, disse.
Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet são os únicos candidatos que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.