Histórias de juízas do Poder Judiciário de Rondônia compõem o segundo volume do livro “Trajetórias inspiradoras – Mulheres na Justiça”, lançado nesta segunda-feira, 18, no auditório da Escola da Magistratura de Rondônia. A cerimônia de lançamento, que compôs a programação de aniversário de 39 anos da Emeron, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, do corregedor-geral Gilberto Barbosa, do diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, além de algumas autoras e o público interno da instituição.
A obra reúne relatos de juízas e desembargadoras sobre os desafios e conquistas de ser mulher na magistratura. Estiveram presentes na cerimônia de lançamento, as juízas Juliana Paula Costa, Fabíola Inocêncio, Duília Sgrott, Valdirene Clementele, Karina Miguel Sobral, Silvana de Freitas, Maria Abadia de Castro, Keila Alessandra Roeder e Sophia Assunção, que autografaram as obras. A desembargadora aposentada Marialva Daldegan Bueno e as juízas Deisy Cristhian Oliveira Ferraz, Liliane Pegoraro Bilharva e Denise Pipino Figueiredo também são autoras da obra.
Ao destacar a relevância da obra para a valorização da participação feminina na Justiça de Rondônia, o presidente do TJRO reafirmou o compromisso da instituição com a igualdade e mencionou a Galeria Primeira Mulher de Rondônia, inaugurada em março deste ano. “Esta obra literária expande o horizonte de reconhecimento trazendo à luz novas e inspiradoras narrativas. Que esta obra nos sirva de permanente lembrança de que a verdadeira justiça se manifesta quando acolhemos e celebramos a contribuição de todos”, desejou.
Histórias de pioneirismo, resistência silenciosa reafirmada dia após dia através do trabalho dedicado e da excelência profissional. “A escola da Magistratura de Rondônia, através dessa iniciativa, cumpre uma de suas missões mais nobres: a preservação da memória institucional e a valorização das trajetórias que construíram a identidade da nossa magistratura. Não é um projeto editorial, mas um compromisso com a história”, afirmou o diretor da Emeron, Alexandre Miguel.
Emeron 39 anos
O lançamento da obra é uma das atrações programadas para a comemoração dos 39 anos da Emeron. A programação conta com palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cuevas, lançamento de livro, sessões de autógrafos e encontro do Programa de Mentoria Suzy Soares.
Na manhã do dia 18, além do Lançamento do II volume do Livro Trajetórias Inspiradoras – Mulheres na Justiça de Rondônia, também foi realizada a aula inaugural do Mestrado Profissional em Governança e Transformação Digital. Pela tarde, acontecerá um encontro com as magistradas mentoras e mentorandas do Programa Suzy Soares.
Na noite do dia 19, no edifício-sede do TJRO, ocorrerá o lançamento da exposição que conta a história da Emeron aos longos dos 39 anos de existência e a palestra Transformação Digital e o Sistema de Justiça: Desafios Éticos e Oportunidades, apresentada pelo Ministro Ricardo Villas Bôas Cuevas, do STJ. O encerramento da programação em Porto Velho será com um coquetel.
Assessoria de Comunicação Institucional