A Porto Velho chegou à final após confrontos com o VEC na semifinal, vencendo a primeira o duelo no Portal da Amazônia por 5-2, e perdendo o jogo de volta no Aluízio Ferreira por 2-1. O placar agregado de 6-4 garantiu a Locomotiva na decisão e na busca pelo tetracampeonato estadual.
Já o Barcelona, que tem dois vices campeonatos, e busca o seu primeiro título, venceu pelo placar de 1-0 o jogo de ida contra o União Cacoalense no Aglair Tonelli; e também por 1-0 a partida de volta no Aluízio Ferreira.
Este ano, Barcelona e Porto Velho se encontraram duas vezes com uma vitória para cada lado. No primeiro turno o Barça venceu por 1-0, e no segundo turno a vitória foi do Porto Velho por 2-1.
Os números das duas equipes na competição são parecidos. Enquanto o Porto Velho venceu oito de 12 jogos, empatou uma e perdeu três vezes; o Barcelona venceu seis de 12 jogos, perdeu apenas dois jogos e empatou quatro vezes. A Locomotiva tem um aproveitamento de 69%, tendo conquistado 25 dos 36 pontos disputados; já o Barça tem um aproveitamento de 61%, com 22 pontos conquistados dos 36 possíveis.
O Porto Velho tem o melhor ataque da competição com 26 gols marcados em 12 jogos, uma média superior a 2 gols por jogo. A Barça, empatado com o VEC, tem o segundo melhor ataque da competição com 16 gols marcados.
Se o Porto Velho sobra no ataque, o Barça ostenta uma consistência defensiva que impressiona. O time sofreu apenas 9 gols na competição, contra 13 sofridos pelo sistema defensivo do Porto Velho.
As duas equipes, já classificadas para a Copa do Brasil 2025, têm pela frente um confronto de 180 minutos pelo título do Rondoniense 2024, e pelas vagas na Copa Verde e Série D de 2025.
Fonte: Folha do Sul