A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, cuja tentativa de elogiar os latinos fracassou na segunda-feira (11) quando disse que eles eram tão únicos quanto “tacos de café da manhã”, pediu desculpas pelos comentários que provocaram críticas de todo o espectro político.
“A primeira-dama pede desculpas por suas palavras terem transmitido nada além de pura admiração e amor pela comunidade latina”, disse seu porta-voz Michael LaRosa na terça-feira.
A Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos disse na noite de segunda-feira que Biden e seus redatores de discursos deveriam “entender melhor as complexidades de nosso povo”.
“Não somos tacos. Nossa herança como latinos… não deve ser reduzida a um estereótipo”, disse a associação.
Falando em San Antonio na conferência anual da UnidosUS na segunda-feira, anteriormente conhecida como Conselho Nacional de La Raza, Biden tentou elogiar o mexicano-americano Raul Yzaguirre, que liderou a organização de direitos civis e advocacia por 30 anos.
“Raul ajudou a construir esta organização com o entendimento de que a diversidade desta comunidade, tão distinta quanto as bodegas do Bronx, tão bonita quanto as flores de Miami e tão única quanto os tacos de café da manhã aqui em San Antonio, é sua força”, disse Biden.
Em toda a cidade de Nova York, as lojas de conveniência conhecidas como bodegas são frequentemente administradas por comerciantes dominicanos ou porto-riquenhos. Biden pronunciou erroneamente a palavra como “bogotas”.
Os conservadores nas mídias sociais também pularam na gafe, dizendo que haveria indignação liberal se um republicano proeminente tivesse feito as mesmas observações.
“Não é à toa que os hispânicos estão fugindo do Partido Democrata!” O representante dos EUA Andy Biggs, um republicano do Arizona, escreveu no Twitter.
Jill Biden repreendeu por dizer que os latinos são tão únicos quanto ‘tacos de café da manhã’.