À frente de um projeto que já dura uma década, o professor Valdemar Albuquerque, faixa-preta de jiu-jitsu e líder da equipe Cavaleiros da Paz comemora 10 anos de um trabalho social que tem mudado a realidade de crianças, adolescentes e adultos por meio do esporte.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Igreja Amiga, funciona em um espaço anexo ao templo, considerado pelo professor como um local abençoado. Segundo Valdemar, a iniciativa nasceu com um propósito muito claro: tirar crianças e adolescentes da rua, afastá-los do excesso de celular, televisão e da ansiedade, oferecendo o esporte como caminho de disciplina e transformação social.
“O esporte é a melhor coisa que existe na vida de uma pessoa, principalmente para crianças e adolescentes. Ele ocupa a mente, ensina disciplina e ajuda na formação do caráter”, destaca.
Com forte ligação emocional com o trabalho social, o professor afirma ter um carinho especial pelo público infantil — sentimento que se fortaleceu ainda mais com o nascimento recente de sua primeira neta. “Me sinto feliz em poder lidar com crianças e adolescentes todos os dias”, conta.
Crescimento e reconhecimento
Atualmente, o projeto atende cerca de 138 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos. Ao longo dos anos, a equipe cresceu e hoje conta com sete professores formados dentro do próprio projeto, que auxiliam diretamente nas atividades e no acompanhamento dos alunos.
O professor lembra que a base do trabalho começou muito lá atrás com muitos dificuldades, mas foi com o apoio da equipe GF Team Rondônia dos irmãos Chairo e Chaise Olímpio, de Porto Velho, que o projeto recebeu o maior suporte estrutural e técnico.
“Essa é a segunda melhor equipe pela qual passamos, mas como projeto, foi a melhor em termos de apoio e crescimento”, afirma.
Disciplina, família e acolhimento
Além do treinamento físico, o projeto trabalha fortemente a formação emocional e social dos alunos. Logo na entrada, todos são apresentados a um banner com as disciplinas do jiu-jitsu, da letra A à Z, que são cobradas e aplicadas no dia a dia.
Valdemar explica que o trabalho vai além do tatame: envolve diálogo, orientação e integração com as famílias. Casos de crianças e adolescentes com depressão e dificuldades emocionais já foram acompanhados, com resultados positivos e reconhecimento dos pais.
“Já vimos jovens chegarem aqui completamente diferentes e, com o tempo, se transformarem. Hoje os pais são gratos e satisfeitos com o nosso trabalho”, relata.
Projeto para o futuro
Mesmo após 10 anos, o professor garante que o projeto continua crescendo e tem futuro promissor.
“Daqui a pouco estaremos com 20, 30 anos de projeto. Enquanto Deus me der saúde, estarei aqui com eles”, afirma.
Como forma de reconhecimento, a equipe também valoriza seus profissionais, realizando ações como a entrega de cestas de Natal aos professores, reforçando o espírito de união e gratidão. O projeto segue firme com o mesmo propósito que o originou: formar cidadãos, transformar vidas e mostrar que o esporte é um caminho seguro e positivo para o futuro.

Professor Valdemar Albuquerque
Faixa-preta de Jiu-Jitsu
Líder da equipe Cavaleiros da Paz