Conforme os dados hidrológicos apresentados pela Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e demais parceiros, a projeção é de que o rio Madeira feche a semana com 16,75 metros em sua cota.
Uma força tarefa coordenada pela Sala de Situação da Defesa Civil vem monitorando a evolução do rio, que segue trazendo problemas para as comunidades que vivem nos 51 distritos afetados pela cheia.
Até o momento, já foram entregues mais de 50 mil litros de água e 4,5 mil cestas básicas, além de kits de higiene, hipoclorito, entre outros itens de primeira necessidade que se tornam fundamentais para essas comunidades.
Vale destacar que a campanha S.O.S Ribeirinhos segue coletando doações da sociedade civil organizada para a mitigação dos impactos da cheia. As doações podem ser entregues diretamente na Defesa Civil, localizada na avenida Rafael Vaz e Silva, 1472, bairro São Cristóvão, ou através do telefone (69) 8473-2112.
Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)