Pelo oitavo ano consecutivo, o governo de Rondônia adere a uma das ações de solidariedade mais tradicionais do país: a campanha “Papai Noel dos Correios”, que permite que pessoas adotem cartinhas escritas por crianças de escolas públicas e ajudem a realizar seus pedidos de Natal. Com a mobilização dos servidores de todas a secretarias estaduais, o governo atendeu no ano passado 2.904 pedidos de brinquedos, roupas, materiais escolares, entre outros, um recorde que reforçou o compromisso com a solidariedade. Em 2023, foram 2.600 cartinhas atendidas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto é importante por transformar sonhos em realidade, com o atendimento das cartas, endereçadas ao Papai Noel. Por meio da mobilização, não apenas dos funcionários da empresa em todos os estados, mas também de instituições públicas e outras iniciativas privadas que abraçam a ação, com o incentivo à “adoção” de uma criança com o atendimento do pedido em sua cartinha e também por incentivar a escrita, o desenvolvimento cognitivo e o fortalecimento de vínculos afetivos. “Convidamos a todos os servidores e também a população de Rondônia para juntos tornarmos reais a maior quantidade possível de sonhos expressados pelas crianças em suas cartinhas”, reforçou.
A titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, que coordena a ação nos órgãos estaduais, reforçou a importância da iniciativa por fazer milhares de crianças felizes em uma das datas mais simbólicas, marcada pela expressão do amor e solidariedade. “Esta campanha não faz apenas uma criança feliz com a realização do seu sonho, mas também a família ao seu redor e o próprio doador do presente, só em saber que fará feliz alguém”, pontuou.
ENTREGA DOS PRESENTES
Nas repartições públicas do estado, as cartas podem ser adotadas pelos servidores nos departamentos de recursos humanos de cada órgão, enquanto que a população em geral pode “adotar uma cartinha”, online, de 7 de novembro a 5 de dezembro, no blog da Campanha Papai Noel dos Correios.
Em cerimônia agendada para as 10h, do dia 12 de dezembro, no Palácio Rio Madeira (PRM), o governo do estado repassará todos os presentes doados pelos servidores, aos Correios, que entregará a cada criança nas escolas cadastradas.
Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia