A meta é fechar o mandato com aproximadamente 7 mil quilômetros de estradas rurais recuperadas em todos os setores do município. Foram executados serviços de tapa-buracos, encascalhamento, patrolamento, limpeza, abertura de valas e recuperação de pontes e bueiros.
Também foi concluída a recuperação das estradas nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema, Nova Califórnia e Rio Pardo.
Os trabalhos nos distritos também foram efetivos em 63 pontes, entre os tipos pontilhões e bate-estacas, sobre linhas, travessas e ramais, totalizando 1.057 pontos de recuperação, limpeza, dentre outros serviços.
O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Carlos Magno, disse que a meta de aproximadamente 7 mil km de estradas rurais recuperadas será atingida com a conclusão dos trabalhos até o final de dezembro, pois o objetivo com os trabalhos realizados e em execução, é sempre garantir a mobilidade, especialmente a trafegabilidade do transporte escolar e o escoamento da produção agrícola.
O secretário acrescentou que a Semagric realizou serviços de terraplanagem em 8.700 metros na estrada da Colônia Viçosa, que estão prontos para receber o asfalto, recuperou toda região das vilas Rio Verde e Calderita, setor chacareiro do Jardim Santana e iniciou a recuperação da Estrada dos Periquitos, na zona Leste da capital.
A gestão do prefeito Hildon Chaves aumentou o orçamento da Semagric de R$ 11 milhões para R$ 34 milhões, e isso possibilitou encerrar a atual gestão com equipamentos nos distritos, saldo de combustível e de manutenção para que não haja interrupção dos trabalhos na nova administração.
EM ANDAMENTO
A Semagric está realizando trabalhos de recuperação em estradas vicinais no setor Chacareiro e bacia leiteira, Estrada da Penal até São Carlos, BR-319 até o KM 104, Estrada do Japonês até o rio Caracol, distritos de Rio Pardo, Bandeirantes, Jaci-Paraná, Vila da Penha, Vista Alegre do Abunã, Gleba Rio Preto, Termo de Cooperação com Canutama, Extrema e Nova Califórnia.
TRABALHOS A TODO VAPOR
De acordo com o encarregado de campo Jasson Borelle Oliveira Gomes, “estamos trabalhando com afinco na recuperação de pontos críticos, atoleiros e encascalhamento de ladeiras. Durante esse período chuvoso é o que podemos fazer. Saídas de água para melhorar o escoamento da produção e também o ônibus escolar”, disse.
Gomes explicou que a Linha 9 Vila da Penha é nova e tem 26 quilômetros. “Até o momento, conseguimos recuperar oito quilômetros. Até o fim desta semana vamos terminar. Gostaria de acrescentar que a extensão das estradas de Porto Velho, somam mais de sete mil quilômetros e ainda têm os distritos, localizados a mais de 350 quilômetros da capital. A distância dificulta a logística dos trabalhos. No entanto, mesmo com tantos desafios, a Semagric avançou muito nessa situação de distribuição de máquinas por todos os distritos”, afirmou.
No distrito-sede, mais de 40 pontes foram recuperadas, de um total de 120 estruturas construídas em madeira, duas delas sobre o rio das Garças. Ao todo, 2.500 manilhas foram instaladas para construção de bueiros, sendo 500 somente na região do bairro Jardim Santana.
“Já concluímos a recuperação das estradas nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema, Nova Califórnia e Rio Pardo. Além disso, estamos com equipes em União Bandeirantes, na BR-364 fazendo de Porto Velho até Abunã, outra na PV-8 e região do baixo Madeira”, garantiu o encarregado.
Texto: Humberto Oliveira
Foto: Semagric
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)