Atual campeã mundial, a França sofreu, mas venceu o Marrocos por 1 a 0 e está na final da Copa do Mundo do Catar. Essa é a segunda final seguida dos franceses, que buscam o tricampeonato. Fazendo história, os africanos não entregaram o jogo de graça e foram melhores nos 90 minutos. A França abriu o placar cedo.
Aos 4 minutos, Mbappé chutou, a bola rebateu na zaga e na sobra, Theo Hernández colocou no fundo das redes. Marrocos não deixou se abalar e aos 9 minutos, Ounahi forçou uma boa defesa de Lloris. Os marroquinos melhoraram e a França apenas se defendia, até que em um contra-ataque, aos 16, Giroud acertou a trave. O jogo se definiu assim: Marrocos com mais posse de bola e os franceses atrás esperando uma oportunidade. Aos 35, Mbappé quase ampliou, mas a zaga marroquina afastou. No rebote, Giroud mandou pra fora.
O jogo ficou animado no fim e aos 44, Marrocos quase empatou de bicicleta, mas a bola bateu na trave. Na volta do intervalo, o Marrocos foi pra cima e assustou. Apenas depois dos 20 minutos a França começou a igualar as chances no ataque. Mas aos 33 minutos, Mbappé fez boa jogada pela esquerda, a bola rebate na zaga e Kolo Muani empurrou para o gol, ampliando em 2 a 0. Foi o primeiro toque na bola do atacante.
A França vai decidir o título com a Argentina no domingo, às 12h (horário de Brasília), no Lusail Stadium. Marrocos encara a Croácia no sábado pelo terceiro lugar. Nunca uma seleção africana terminou entre as 3 melhores do Mundial.