Na madrugada desta quarta-feira (14), dois detentos conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que administra cinco presídios de segurança máxima.
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Ambos são do Acre e têm conexões com o Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade.
O governo do Rio Grande do Norte confirmou a ocorrência. Ainda não há detalhes sobre como os criminosos fugiram. Agentes penitenciários, policiais militares e policiais federais estão atuando nas buscas desde o início da manhã.
Ambos os fugitivos têm vínculos conhecidos com o Comando Vermelho, uma facção notória com ligações ao infame Fernandinho Beira-Mar, também encarcerado na unidade de Mossoró. A dupla foi transferida para lá em decorrência de sua participação em uma rebelião no presídio Antônio Amaro Alves, no Acre, ocorrida em julho de 2023.
A fuga sem precedentes gerou um clamor por respostas e medidas imediatas de segurança. O Sistema Penitenciário Federal, conhecido por sua reputação de disciplina e procedimento, agora enfrenta o desafio de lidar com esse revés significativo em sua história. Autoridades federais ainda não emitiram declarações sobre o incidente.
O secretário recém-nomeado para a Secretaria Nacional de Políticas Penais, André Garcia, está a caminho do Rio Grande do Norte com uma equipe para lidar diretamente com a situação. Enquanto isso, as forças de segurança do estado e a Secretaria de Administração Penitenciária estão colaborando nas operações de busca e recaptura.