Porém, o cenário mais comum encontrado ao fazer o trabalho de limpeza nestes canais é o de muito lixo doméstico acumulado. “Nossas equipes atuam com mais frequência durante o verão, mas a manutenção destes canais durante o inverno também é necessária e o cenário é sempre o mesmo: lixo comum, que deveria ser descartado através da coleta, e até o descarte irregular de móveis e eletrodomésticos. Isso ocasiona o entupimento destes canais, transbordamento, alagamento de vias, e tudo que vemos ao primeiro sinal de chuva forte”, explica o secretário municipal de Obras, Diego Lage.
Ao todo, foram 2,6 quilômetros de canais limpos neste ano, sendo eles os localizados entre as ruas Farrapos e União; na rua Vitor Brechere; na rua Rio de Janeiro com Negreiros; na rua Atlas entre Guaporé e Atlântica; canal da Santa Bárbara, no entorno da Rodoviária Provisória; na rua Ponta Negra com a América do Norte; rua da Paz, Lisboa e Amsterdã. Nesta semana, o canal que passará pela limpeza está localizado na rua Barão dos Solimões, no São Francisco.
“É nosso dever manter estes canais em pleno funcionamento, devidamente limpos, mas nós precisamos que a população também colabore, tanto descartando o lixo de forma regular quanto denunciando caso haja o flagrante de descarte irregular de lixo, independente do tipo que for. Ajudar a fiscalizar nos ajuda a manter nossa cidade mais limpa e a punir devidamente quem pratica esse tipo de ato”, finaliza o secretário.
Texto: Larissa Vieira
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)