Farmacêuticos que atuam na rede municipal de saúde irão participar de capacitação técnica realizada com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Devido a essa qualificação, a dispensação de medicamentos de saúde mental ficará suspensa nos dias 17, 18 e 19 de julho.
Como alternativa para não prejudicar os pacientes que necessitam dos medicamentos, quatro farmácias da Semusa irão abrir as portas no sábado (20), das 8h às 12h, para dispensação desses remédios:
– Farmácia do Centro de Especialidades Médicas (CEM)
– Farmácia da UBS Maurício Bustani
– Farmácia da USF José Adelino
– Farmácia do Pronto Atendimento Ana Adelaide
Já para os pacientes que precisam retirar os outros medicamentos na farmácia municipal, os atendimentos continuam normais nesses três dias de capacitação técnica, das 8h às 18h, sem sofrer interrupções. Para retirar, o usuário deve estar com a receita médica, cartão do SUS e CPF.
Segundo a direção do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), a suspensão da retirada de medicamentos da saúde mental ocorre por ausência do farmacêutico que estará recebendo o tratamento. Para essas dispensações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige a presença desse profissional.
A Semusa reitera aos pacientes que fazem o uso de medicamentos relacionados à saúde mental que procurem as unidades nesta segunda (15) e terça-feira (16), antes da suspensão dos atendimentos, ou no sábado (20), a fim de não serem prejudicados.
Cuidado Farmacêutico no SUS
A capacitação técnica reunirá todos os profissionais farmacêuticos que atuam na Semusa. Durante os três dias, os servidores irão discutir técnicas e atualizações necessárias para o aprimoramento do serviço.
Texto: João Muniz
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)