A Prefeitura de Porto Velho valoriza a importância e o papel dos comunicadores no contexto social. Reconhece sua contribuição essencial para a consolidação do processo democrático e para a transparência da gestão pública na União, Estados e Municípios.
No dia 16 de fevereiro, data em que se comemora o dia do repórter, a gestão municipal lembra a importância dos profissionais dos profissionais de todos os veículos de comunicação, especialmente os que atuam na Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), responsáveis por traduzir as informações técnicas sobre o trabalho da gestão e torná-las acessíveis, aproximando o poder público da população.
“O trabalho dos jornalistas é fundamental para informar, esclarecer e aproximar o poder público das pessoas. Neste Dia do Repórter, deixo meu reconhecimento e agradecimento a todos os profissionais da área. Destaco também a dedicação da nossa equipe da Secom pelo compromisso diário com a transparência e o interesse público”, disse o prefeito Léo Moraes.
MUDANÇA PROFUNDA
Com oito anos de experiência na televisão, o ingresso no jornalismo institucional, como um dos integrantes da Secom municipal, representou uma mudança profunda na trajetória do repórter e apresentador Jhon Silva.
Para ele, cada dia apresenta novos desafios. É uma experiência muito diferente da que mostra na TV, já que agora ele relata histórias e pautas de fatos novos e mais significativos.
“Minha trajetória na televisão é focada em temas policiais, com uma abordagem que frequentemente se concentrava em notícias negativas. Ao mudar para esta área, deparamo-nos com pessoas felizes, com melhorias no transporte público, com a beleza de praças e com a revitalização de bairros, incluindo calçadas e asfalto. Isso tem sido um grande incentivo para continuar aprimorando meu trabalho como repórter”, disse.
O maior desafio para Jhon, no entanto, é adaptar o que é colhido em depoimentos na rua e, em seguida transcrevê-lo. “É um desafio diário, pois a abordagem e o contexto dos textos podem mudar a cada dia e nós precisamos nos adaptar continuamente”,completou.
DA TV PARA O DIGITAL
Hellen Cristina Paiva é outra que vive um novo desafio em sua carreira profissional desde que passou a fazer parte da Secom da Prefeitura. Ela ingressou no jornalismo em 2010, fazendo reportagem para um sindicato, onde descobriu sua paixão por informar e ouvir as pessoas. “Desde cedo, a comunicação já fazia parte da minha vida, marcada pela curiosidade, pela escuta atenta e pelo interesse em contar histórias”, contou.
Ela até tentou estudar direito, mas não resistiu e retornou para a comunicação. Com formação em rádio e TV, Helen consolidou sua carreira como repórter e apresentadora. A vivência ao lado de profissionais experientes fortaleceu ainda mais o seu compromisso com o jornalismo e com a responsabilidade de informar o público com qualidade.
A migração da comunicação tradicional para o meio institucional, especialmente no ambiente digital, trouxe desafios maiores. Para ela, conectar pessoas nas redes sociais exige criatividade constante, sensibilidade e adaptação a novas linguagens, métricas e formatos.
“Produzir conteúdos que engajem, informem e despertem interesse até o fim é um exercício diário, que demanda inovação e muita responsabilidade”, afirmou.
Apesar das dificuldades, ela reconhece o valor da comunicação pública e reafirma sua paixão pela profissão, ressaltando que, mesmo diante dos desafios, compartilhar histórias com cuidado, ética e humanidade torna o trabalho árduo profundamente recompensador.
“O público online é naturalmente exigente. Portanto, é preciso encontrar maneiras de cativar a audiência. Minha maior dificuldade foi conectar as pessoas nos primeiros três segundos do vídeo, para evitar que abandonassem a reprodução e permanecessem até o final”, .
MENSAGEM
Com a voz embargada ao lembrar de uma experiência negativa ressente, a jornalista apela aos colegas que não desanimem diante das dificuldades, na busca por seus objetivos pessoais ou profissionais.
“Que sejamos capazes de transformar os momentos difíceis em experiências positivas, tornando nossos dias mais leves. Que possamos continuar compartilhando informações da forma que apreciamos, da melhor maneira possível, e que todos encontrem a felicidade em suas atividades”, finalizou.
UNIÃO DE TALENTOS
À frente da Secom da Prefeitura da capital, o jornalista e secretário Francisco Costa lembra o desafio permanente de conduzir uma comunicação institucional estratégica, transparente e alinhada às necessidades de bem informar a população. Enfatiza que a pasta tem como principal missão aproximar a gestão municipal do cidadão, levando informações de interesse público sobre as ações da Prefeitura.
Todo trabalho é realizado por uma equipe preparada composta por jornalistas, publicitários, designers, videomakers, editores, cinegrafistas e muitos outros, que atuam de forma integrada na produção de textos, fotografias e vídeos para todas as plataformas de comunicação.
“O alinhamento entre esses profissionais, cada um com sua especialidade, é fundamental para garantir uma comunicação consistente, tanto nas plataformas digitais quanto nas mídias tradicionais”, explicou.
Costa disse ainda que o trabalho coletivo desses profissionais resulta em conteúdos mais qualificados, com informações precisas, imagens de qualidade e maior compreensão, por parte da população, das ações e serviços prestados pela administração municipal.
DIFICULDADES E RECOMPENSAS
O titular da Secom também deixou uma mensagem em homenagem ao Dia do Repórter, ao reconhecer que somente quem atua como jornalista e repórter conhece as dificuldades e as recompensas da profissão.
“Desejo aos que estão iniciando suas carreiras que busquem a experiência dos profissionais mais experientes, pois o trabalho do repórter é essencial para a sociedade, para a transparência, democracia e para a garantia da cidadania. Desejo muita sorte aos que estão entrando no mercado de trabalho e um excelente trabalho a todos que já atuam na área”.
Texto: Augusto Soares
Ediçao: Secom
Foto: José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)



Discussion about this post