O Atlético-MG contou com gols dos seus artilheiros para esquentar a briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (29), de virada, venceu o Avaí por 2 a 1, no Mineirão, pela oitava rodada. Hulk e Eduardo Sasha definiram o triunfo com gols no segundo tempo, após o time ser vazado por Morato na etapa inicial.
Com a vitória, o Atlético-MG ascendeu ao segundo lugar no Brasileirão com 15 pontos e 5 gols de saldo. É a mesma pontuação do líder Palmeiras, que tem saldo superior, de 8 gols, e do terceiro colocado Corinthians, com saldo positivo de 4 gols. Já o Avaí é o 12º colocado, com 10 pontos.
A classificação aumenta a expectativa para o próximo compromisso do Atlético-MG. Afinal, no domingo que vem, às 16 horas, o time vai visitar o Palmeiras, no Allianz Parque, em um confronto direto pela liderança do Brasileirão. Já o Avaí, no sábado, receberá o São Paulo, na Ressacada, às 19h.
O triunfo conquistado diante de 31.551 torcedores também representou uma recuperação para o Atlético-MG, que na quarta-feira havia perdido por 2 a 1 para o Tolima, pela Libertadores, encerrando uma série de 37 jogos sem derrotas no Mineirão. E ampliou a fase artilheira de Hulk, agora com 19 gols em 2022, e de Sasha, que já marcou 10 vezes na temporada. O Avaí, por sua vez, continua sem vencer como visitante em 2022, agora com 5 empates e 6 derrotas.
Como foi o jogo
Para o duelo deste domingo, o técnico Antonio Mohamed mudou as laterais do Atlético-MG, com a entrada de Mariano no lugar de Guga, também colocando Rubens na vaga de Guilherme Arana, que está na seleção brasileira, o que abriu espaço para a volta de Eduardo Sasha ao setor ofensivo. Além disso, Nathan Silva e Allan foram poupados, o que rendeu chances a Réver e Otávio. Já o Ava teve as voltas de Bressan e Bissoli, além da entrada de Jean Cléber na vaga do suspenso Bruno Silva.
Com essas novidades nas suas formações, o que se viu, ao menos de início, no Mineirão foi praticamente um duelo de ataque contra defesa. O Atlético-MG sufocava o Avaí, que não apresentava muitas alternativas para avançar. Ainda assim, o time mineiro tinha dificuldade na criação de lances perigosos, que surgiram apenas depois de falhas do adversário ou em jogadas de bola parada.
Aos 18 minutos, após erro de Kevin na saída de bola, Sasha acionou Jair, que finalizou para a defesa de Douglas. Praticamente na sequência, Sasha acertou a trave em cabeceio, depois de levantamento de Nacho.
Porém, depois de ser bombardeado nos 30 minutos iniciais, o Avaí começou a sair para o jogo, também se aproveitando de erros defensivos. Aos 35, o chute de Bissoli, após corte parcial de Réver, passou perto da meta de Everson. E aos 40 minutos, a equipe fez o seu gol. Otávio deu passe muito curto para o goleiro, Morato se antecipou, driblou Everson e empurrou a bola para as redes, deixando o time catarinense em vantagem.
Na volta para a etapa final, o Atlético-MG seguiu com maior presença no campo de ataque, mas dessa vez sendo mais perigoso, além de contar com Hulk mais participativo. E se aos 4 minutos ele não conseguiu marcar, ao finalizar sem muito ângulo, após passe de Ademir, fez o seu gol na oportunidade seguinte. Aos 7 minutos, Hulk recebeu passe de Mariano na entrada da área, cortou Raniele e bateu colocado, de canhota, fazendo um belo gol, o seu 19º na temporada. Também foi o seu quinto gol no Brasileirão.
Mantendo grande volume ofensivo, o Atlético-MG conseguiu a virada com gol do seu vice-artilheiro no ano. Aos 20 minutos, Nacho Fernández cobrou escanteio, Sasha dominou na entrada da área e finalizou no cantinho. Foi o décimo gol do atacante em 2022.
A virada fez o Atlético-MG diminuir o ritmo. Mas nem por isso o time perdeu o controle do duelo, tanto que quase marcou pela terceira vez aos 37 minutos, depois de nova cobrança de escanteio de Nacho, que terminou com grande defesa de Douglas após cabeceio de Jair.
No fim, o goleiro Douglas foi expulso após sair da sua área e cometer falta em Ademir. Como o Avaí já havia feito todas as substituições permitidas, o lateral Kevin foi para o gol. E ele defendeu um chute cruzado e de longe de Rubens. Mas não evitou a vitória do Atlético-MG, agora o vice-líder do Brasileirão.