A traição amorosa é o ato de enganar, ludibriar, trair a confiança do seu parceiro. Esse ato na maioria dos casos acarreta grandes transtornos para quem foi traído, trazendo consequências. Diante disso, como confiar novamente após uma traição?
Além de depreciar a relação e causar ruptura na confiança, essa traição pode trazer sentimentos negativos como raiva, tristeza, culpa, baixa autoestima e até mesmo a depressão. Por vir da pessoa que amamos, nos sentimos tão decepcionados, quebrados, humilhados que na maioria dos casos é difícil perdoar e confiar novamente.
Se você foi alguém que traiu, está arrependido, ama seu/sua parceiro(a) e ainda assim quer manter seu relacionamento e restaurar a confiança? Aí vão cinco dicas que pode te ajudar nesse processo
5 atitudes que podem ajudar a restaurar a confiança após traição
1 Termine o relacionamento com a outra pessoa antes mesmo que a sua parceira fique sabendo, mas caso isso não seja possível, você já tenha sido descoberto. Termine assim mesmo, deixando claro que está sólido na sua relação matrimonial
2 Assuma a responsabilidade pelo que você fez. Não culpe o outro por sua infidelidade, afinal partiu de você o ato de trair independente das circunstâncias que o levou a isso.
3 Pratique a empatia
Se fosse você a ser traído, como se sentiria? Como agiria? Não considere exagerado a reação do outro, afinal o mesmo confiava tanto que não esperava de você uma punhalada pelas costas.
4 Não fuja dos confrontos, eles serão inevitáveis. A pessoa traída vai procurar saber o motivo que levou a traição e por muitas vezes será até repetitiva nos seus questionamentos querendo saber detalhes. Responda todas as vezes que for perguntado com cuidado e atenção para que não machuque ainda mais o outro, porém responda. A falta de comunicação nessa situação piora e dificulta a restauração da confiança.
5 dê tempo ao tempo
Mesmo fazendo tudo que foi citado acima, cada pessoa tem seu tempo para processar os acontecimentos e curar suas feridas, seja paciente.
E se mesmo depois disso tudo você não conseguir restaurar a confiança lembre-se que o outro não é obrigado a te perdoar ou até mesmo sustentar a relação depois de uma traição. E está tudo bem, pois, para alguns a infidelidade significa o falecimento do relacionamento.
Contudo, ainda assim, muitas pessoas depois desse processo e que permanecem na relação, solidificam seus sentimentos e em muitos casos passam até a confiar mais um no outro.