Com muita força coletiva, Portugal atropelou a Suíça por 6 a 1, no Lusail Stadium, e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo. Na próxima fase, a seleção portuguesa enfrentará a surpreendente seleção do Marrocos, que mais cedo eliminou a Espanha nos pênaltis. O roteiro da partida começou antes mesmo da bola rolar. Na derrota para a Coreia do Sul, Cristiano Ronaldo fez duras críticas ao técnico Fernando Santos após ser substituído.
O treinador não gostou das críticas e fez o craque começar o duelo desta terça-feira, 6, no banco de reservas. Gonçalo Ramos entrou no seu lugar e não decepcionou. O jovem marcou o primeiro hat-trick desta edição do Mundial e ajudou Portugal a se garantir na fase seguinte, contra uma Suíça que não conseguiu repetir a boa atuação defensiva. Bruno Fernandes também se destacou no jogo. Foi a maior goleada da história do confronto.
A notícia da ausência do Cristiano Ronaldo em campo pegou muita gente de surpresa. No entanto, o craque não fez falta e os portugueses mostraram muito força coletiva e abriram o placar aos 16 minutos de jogo. O autor do gol foi justamente Gonçalo Ramos, substituto do astro português. Ele recebeu na área, girou, e colocou os lusitanos em vantagem no marcador. Aos 32 minutos, Pepe subiu mais alto que a zaga adversário e ampliou a vantagem. Portugal não diminuiu o ritmo e teve chances de aumentar o placar contra uma Suíça irreconhecível dentro de campo. A equipe sempre se destacou pela força defensiva, mas foi presa fácil na partida. Nada mudou na segunda etapa e Gonçalo Ramos marcou o segundo gol dele no jogo.
Diogo Dalot faz boa jogada pela direita, dribla o marcador e cruza rasteiro para Ramos na pequena área fazer o terceiro. Pouco tempo depois, Raphaël Guerreiro marcou o quarto, após receber livre dentro da área e bater forte, sem chances para Sommer. Abatidos, os suíços ao menos conseguiram diminuir o placar com Akanji. Em cobrança de escanteio, a bola foi desviada no meio da área e Akanji completou para o gol. Apesar disso, os portugueses não diminuíram o ímpeto e Ramos deixou mais um. João Félix encontrou o jogador do Benfica sozinho na área, que cavou na saída de Sommer e marcou seu terceiro gol no jogo, o quinto de Portugal.
A torcida portuguesa gritou diversas vezes o nome de Cristiano Ronaldo e foi atendida por Fernando Santos, entrando na vaga de Gonçalo Ramos, que saiu bastante ovacionado pelo público. O craque chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. Ele foi bastante acionado pelos companheiros, mas não conseguiu marcar. Foi Rafael Leão que foi às redes. Ele chegou na ponta da área, puxou para o meio e marcou um golaço.
FONTE: JOVEM PAN