A Black Friday, marcada para o próximo dia 24 de novembro, é uma data já tradicional para as lojas físicas e para as vendas pela internet. Mas, com tantas ofertas e promoções feitas nesse período, é importante que o consumidor adote medidas para se proteger contra fraudes e outros tipos de ameaça que podem prejudicar seu bolso, principalmente nas plataformas de comércio online.
Para ajudar o consumidor que pretende aproveitar os descontos mas não quer correr riscos, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) dá sete dicas para fazer as compras online com segurança na Black Friday. Confira:
1. Evite redes públicas: tente não utilizar dispositivos conectados a redes públicas, porque eles, geralmente, não têm nenhum tipo de mecanismo de segurança. Se essa for sua única opção, não acesse o site do seu banco nem páginas em que você precise digitar senha.
2. Verifique se os sites são protegidos: ao acessar um site na internet, procure pelo cadeado que fica do lado esquerdo da URL (o endereço ou link da página). Essa imagem atesta a presença de protocolos de segurança. Além disso, busque por informações sobre a reputação da empresa, como avaliações de clientes e reclamações em órgãos de defesa do consumidor.
3. Não clique em links suspeitos: se você recebeu promoções e ofertas via email, WhatsApp ou outro canal digital, não clique antes de checar a veracidade. Busque pela loja virtual e veja se possui o cadeado de autenticidade. No email, verifique se o remetente é um email corporativo.
4. Priorize o uso de cartões virtuais: no aplicativo da empresa emissora do seu cartão, você pode gerar um cartão de crédito virtual com numeração diferente daquela da versão física. A vantagem é que ele pode ser válido para uma única operação ou, ainda, você poder escolher se quer bloqueá-lo logo depois de realizar a compra. Alguns emissores oferecem duas modalidades, cartão virtual temporário, com validade predeterminada, e o recorrente, que pode ser salvo em sites e aplicativos para compras futuras.
5. Ative a confirmação de compra: entre em contato com o emissor do seu cartão e ative o alerta de confirmação de transações via SMS, push (outra forma de notificação via celular) ou por qualquer meio de comunicação, como email. Assim você pode ter controle total do uso do cartão, em tempo real.
6. Conteste transações não reconhecidas: as compras com cartão têm uma garantia exclusiva entre os meios de pagamento — a possibilidade de contestar uma compra não reconhecida ou que não foi entregue pela loja (desacordo comercial). Nesses casos, o cliente deve entrar em contato com o emissor do cartão, que, após analisar o caso, pode fazer o cancelamento da transação ou o estorno do valor.
7. Planeje suas compras: a dica mais importante de todas é ter atenção e planejar a operação, para evitar surpresas no momento de decisão da compra. Além disso, é sempre bom desconfiar de promoções e ofertas muito tentadoras, porque a possibilidade de serem golpes é grande. Com essas orientações, você fica seguro, aproveita os descontos e não compromete suas finanças.
FONTE: R7 * Sob a supervisão de Alexandre Garcia