Hora 1 Rondonia
segunda-feira, 16 mar 2026
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Newsletter
  • destaque
  • Porto Velho
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • HOMEM
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • acidente
  • Hora1Rondonia
Hora 1 RondoniaHora 1 Rondonia
Font ResizerAa
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Search
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
Have an existing account? Sign In
Follow US
2018-2026 Todos os direitos reservados ao Portal de Notícias Hora1Rondônia
Início » Blog » BÉRA FOLIA: Baile municipal abre Carnaval 2026 em Porto Velho
Geral

BÉRA FOLIA: Baile municipal abre Carnaval 2026 em Porto Velho

Last updated: 2 de fevereiro de 2026 2:56 pm
By
hora1rondonia
Share
6 Min Read
SHARE
Um show de cores, pirotécnico, luzes, fantasias e muita alegria fez parte da abertura do Baile Municipal que abriu o Carnaval 2026 em Porto Velho neste sábado (31), no Mercado Cultural. A festa deu o ponta pé inicial no circuito Béra Folia – nome dado ao Carnaval deste ano -, criado para lembrar a formação da cidade e reunir moradores na festa momesca.
Teve a apresentação da corte do Rei Momo, musas da Banda do Vai Quem Quer e shows de grupos locaisTeve a apresentação da corte do Rei Momo, musas da Banda do Vai Quem Quer e shows de grupos locais

Pelo palco do evento passaram bandas, músicos e marchinhas tradicionais. Teve a apresentação da corte do Rei Momo, musas da Banda do Vai Quem Quer e shows de grupos locais, como a banda do bloco Pirarucu do Madeira. A programação reuniu manifestações artísticas e culturais da capital e referências ligadas à cultura popular.

O Béra Folia foi pensando e organizado pelo prefeito Léo Moraes, junto com as demais secretarias municipais. “Essa é uma festa que resgata nossa história, nossa cultura. Teremos o retorno das escolas de samba e estamos devolvendo para nosso povo muito pertencimento e amor pela cidade”, disse.

“O Baile Municipal é a nossa forma de mostrar que o Carnaval de Porto Velho é mais do que uma festa, é uma expressão de nossa história e de nosso povo. É também um momento de cultura, de fomentar o turismo na nossa cidade e, claro, movimentar a economia, já que a expectativa é de que nos dias de folga do Carnaval a economia aumente em até 20%. Queremos um Carnaval de paz e alegria para todos”, disse Paulo Moraes Júnior, Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

Carnaval é um momento de cultura, de fomentar o turismo na nossa cidade e movimentar a economia, disse Paulo Moraes JúniorCarnaval é um momento de cultura, de fomentar o turismo na nossa cidade e movimentar a economia, disse Paulo Moraes Júnior

O público reuniu famílias, turistas e moradores da capital, que ocuparam o mesmo espaço durante o evento. “Nasci em Porto Velho e amo o Carnaval. Curto a Banda do Vai Quem Quer desde criança, e poder participar desse baile é reviver memórias e sentir a energia da nossa cidade. É uma alegria ver que a tradição continua viva e tão bem celebrada”, disse o barista Carmo Pereira.

Carnaval com inclusão e identidade cultural

O Béra Folia tem na sua identidade visual elementos regionais como o Boto-cor-de-rosa, símbolo do festejo.

O serviço atende mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. “A novidade é a van que atende vítimas de assédio assim que a situação ocorre, com todo amparo necessário”, falou a coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Anne Cleyane.

Van que atende vítimas de assédio assim que a situação ocorre, falou a Anne CleyaneVan que atende vítimas de assédio assim que a situação ocorre, falou a Anne Cleyane

A prefeitura também mobilizou e definiu estratégias de segurança com a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) organizando ruas, avenidas, trajetos e garantindo a segurança do trânsito. Teve ainda desempenho da Atividade Delegada que é uma política pública voltada ao reforço da segurança urbana, da fiscalização municipal e da proteção à população por meio da Polícia Militar de Rondônia (PM).

Curumim Folia

Neste domingo (01) acontece o Curumim Folia. Um dia na programação do Béra Folia para às crianças. Pensando especialmente nos pequenos foliões atípicos, o evento contará com espaço inclusivo em frente ao palco, abafadores de ruído e uma van da Semias, com equipe técnica capacitada para auxiliar na regulação das crianças sempre que necessário. A estrutura estará disponível tanto no Curumim Folia quanto em outros blocos.

Festa deu o ponta pé inicial no circuito Béra FoliaFesta deu o ponta pé inicial no circuito Béra Folia

Outro importante recurso é o Cadastro Infantil da Prefeitura, que funciona por meio de um QR Code e pode ser utilizado por todas as crianças, sendo uma ferramenta fundamental para evitar que se percam durante os eventos.

Após o preenchimento, o código é enviado para o e-mail da família e pode ser impresso e fixado na roupa ou em um crachá da criança. Em caso de desencontro, a equipe consegue identificar rapidamente o responsável e promover o reencontro com segurança.

O cadastro pode ser feito antecipadamente pelo link: https://cadastroinfantil.portovelho.ro.gov.br

Programação reuniu manifestações artísticas e culturais da capital e referências ligadas à cultura popularProgramação reuniu manifestações artísticas e culturais da capital e referências ligadas à cultura popular

Para quem não conseguir realizar o cadastro antes, haverá atendimento no local para impressão do QR Code durante o evento.

O mesmo cadastro é válido para outros blocos familiares, como o Pirarucu do Madeira, além de eventos diurnos voltados ao público infantil.

Programação Curumim Folia

17h – DJ Lacaia
18h às 19h – Furacão Kids
19h10 – DJ Lacaia (10 minutos)
19h20 às 20h50 – Bens Animados
20h50 – DJ Lacaia (10 minutos)
21h às 23h – Banda Quaty e Turma da Alegria

Texto: Larissa Vieira
Fotos: Júnior Costa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

 

- Advertisement -
TAGGED:destaque
Share This Article
Whatsapp Whatsapp Telegram Email Copy Link Print
Previous Article PM de Rondônia presta apoio a família e Funerária Renascer realiza doação de funeral de criança de 2 anos encontrada morta
Next Article Carnaval Seguro começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
Hora 1 Rondônia
Mais lidas
  • URGENTE: Vaza vídeo do momento em que bandidos encapuzados invadem casa e matam PM e amigo; ASSISTA

    27 de fevereiro de 2026131 views
  • Garotas do Job disputam clientes na facada: “vou furar teu silicone”; veja vídeo

    10 de março de 2026127 views
  • Força tática do 5º bpm prende mulher com fuzis, drogas, moto roubada e drone em porto velho

    24 de fevereiro de 2026124 views
  • URGENTE: Mulher trans morre após ser atropelada por caminhão caçamba na zona Sul de Porto Velho

    10 de março de 2026108 views
  • TORTURA ATÉ A MORTE: Pai, Madrasta e avó seguem presos suspeitos pela morte de adolescente na zona leste

    25 de fevereiro de 2026108 views
- Advertisement -
Related News
Polícia

Operação da PM intercepta carro de aplicativo e prende trio com 2 kg de maconha destinados ao Orgulho do Madeira

Polícia

APANHOU DA MULHER: Confusão entre casal termina com homem preso e apreensão de 1 kg de maconha na zona Leste

Blog

FLAGRANTE: Homens são presos com revólver em abordagem de rotina em Porto Velho

Polícia

PRF apreende 14 armas de fogo durante fiscalização na BR-364 e prende passageiro de 41 anos em Porto Velho

Política

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

  • Quick Links:
  • destaque
  • Geral
  • Porto Velho
  • Polícia
  • Brasil
  • GOVERNO DE RONDÔNIA
  • Interior
  • Política
  • HOMEM
  • PREFEITURA DE PORTO VELHO
  • RONDÔNIA
  • acidente
  • Hora1Rondonia
  • morto
  • Tiros
Hora 1 Rondonia
"Hora1Rondônia é um portal de notícias que se destaca pela cobertura ágil e direta dos principais acontecimentos locais e nacionais. Com mais de 8 anos de atuação, tornou-se referência em jornalismo popular e informativo, com foco em temas que impactam diretamente a vida dos rondonienses. Razão Social: Félix Relvas Comunicação e Publicidade LTDA, Localizada na Avenida Algodoeiro 5080, Bairro Cohab, Cep: (76807890), Porto Velho/RO, Contato via WhatsApp (69) 99987-7898, Email: jornalhora1rondonia@gmail.com, Editor Chefe Jornalista Cleidson Silva DRT: 1085
Quick Links
  • Polícia
  • Política
  • Justiça
  • Geral
  • Interior
  • Brasil
  • Concursos
  • Esporte
  • Contact Us
  • Advertise with US
  • Privacy Policy
  • Submit a Tip

© 2018-2026 Hora1Rondonia.com.br, Todos os direitos reservados – CNPJ: 34.109.000/0001-46